SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Educação

17/01/2020 - 15:51

Sindicato se reúne com COGEP para debater nomeações de professores da Educação Infantil (PEI)

Os secretários do Sindsep, Djalma Maria Prado (Cultura e Eventos) e Maciel Nascimento (Educação) estiveram em reunião com a coordenadora de Gestão de Pessoas (Cogep), Mariza Leiko Kubo, na manhã desta sexta-feira (17), para debater o atendimento das crianças nos centros de Educação Infantil (CEI).

 

Segundo Maciel, o processo de nomeações para Professores da Educação Infantil (PEI) nas duas últimas chamadas, em especial, a Prefeitura de São Paulo priorizou apenas uma região da cidade, a zona Sul. O que faz com que vários professores nomeados, mas residentes nas regiões Leste, Oeste e Norte, tenham que atravessar a cidade para efetivar a nomeação no concurso e atender às crianças, o que fatalmente ocasionara a exoneração do cargo, em trânsito caótico como é na cidade de São Paulo, explica o dirigente.

 

Reunião na Cogep ocorreu nesta sexta-feira (17/01). | Foto: Sindsep

 

Tanto os dirigentes, quanto o grupo de professoras que acompanham o impasse, acreditam que se não houver alteração dos locais para essas nomeações só gerará mais agravamento do quadro. “Propusemos junto à coordenadora da Cogep a possibilidade de que se estabeleça, de forma legal, a acomodação desses cargos nomeados, pela quase total impossibilidade de realizar um atendimento direto às crianças de 0 a 3 anos. Pedimos a SME estudar outra maneira de trazer esses professores nomeados, e criar meios de mante-los na rede, pela própria necessidade da Administração Pública, em ofertar o acesso a Educação Infantil.

 

Outra reivindicação feita durante a reunião da manhã desta sexta está relacionada à revogação de um dos artigos do Decreto 58.805, de 17 de junho de 2019, que veda aos ingressantes nos Quadros dos Profissionais de Educação – QPE pedirem remoção durante o período probatório (3 anos).

“Isso prejudica o servidor, então sugerimos que esse servidor possa vislumbrar paulatinamente que ele possa chegar mais próximo de sua residência ou cargo em acumulação. Algo que está estabelecido no Estatuto do Funcionalismo Público Municipal”, enfatizou o dirigente.

 

Nascimento lembrou que o concurso expira no dia 15 de abril, portanto é importante que quem estiver nessa situação se some à luta organizada pelo Sindsep, entre em contato pelo telefone: 11 2129 2999 e mesmo que estiver inscrito em outros grupos, clique aqui Formulário de Pemuta da Educação ou entre no link (http://bit.ly/2TBnuPs), preencha seus dados, para que a direção do sindicato possa entregar a relação de pessoas dispostas à permuta.

 

Ato dia 14/02

No próximo dia 14 de fevereiro, às 14h, haverá um ato em frente à Secretaria Municipal de Educação, na rua Borges Lagoa, 1230, na Vila Clementino, para pressionar a gestão, entre outros temas, para revogar o decreto 58.805 e pela chamada dos aprovados/as no concurso de Professor de Educação Infantil, antes da paralisação que ocorre este ano devido ao processo eleitoral.

 

Também participaram da reunião na Cogep, a Auxiliar Técnica de Educação (ATE), Daniela Gomes da Silva, que também aguarda ser chamada para o cargo da CEI, o diretor de escola aposentado Reinaldo Pereira, a advogada Adriana Paone, entre outras professoras.

 

Foto: Divulgação

 

[voltar]