SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Funcionalismo

04/12/2019 - 17:00

Sindsep promove confraternização na plenária dos aposentados

Para finalizar o ano de 2019, o departamento dos Aposentados do Sindsep, coordenado pela dirigente Bergair Valentino, realizou nesta quarta-feira (4) sua última plenária.
 
 
A mesa de abertura, coordenada por Bergair, contou com a participação de Sergio Antiqueira, presidente do Sindsep, Lourdes Estevão, secretária dos Trabalhadores da Saúde e Conceição Novaes, suplente da direção, que fizeram um balanço do processo de lutas dos/as aposentados/as neste ano.
 
 
Lourdes falou sobre os desmontes que vêm sendo processados pelos governos Doria/Covas no serviço público e os desafios que teremos no próximo período para frear o sucateamento do Sistema Único de Saúde e os retrocessos que vêm sendo impostos aos trabalhadores/as do serviço público. 
 
 
Sérgio deu um panorama da conjuntura, que se apresenta em perdas de direitos conquistados nas três esferas, com a reforma da Previdência do governo Bolsonaro e dos governos Doria/Covas,  que tem como propósito retirar da grande maioria da população o direito de se aposentar e eliminar o serviço público. Ao reafirmar a disposição de luta do Sindsep para barrar esse processo de destruição, o dirigente relembrou as greves realizadas este ano pelo Sindsep e o calendário de lutas para o ano de 2020.  
 
 
Na segunda mesa da atividade, Reginaldo Tadeu Antão, do Centro de Referência da Cidadania do Idoso (Creci), trouxe um pouco da história do serviço inaugurado em 2004, sob o Viaduto do Chá. O espaço, segundo Antão, que atende a 400 pessoas diariamente, foi pensado para facilitar a acessibilidade e atendimento dos/as idosos/as, com a oferta de diversas atividades. 
 
 
Para Marly Augusta Silva, representante pela região Oeste do Grande Conselho Municipal do Idoso, é um grande ganho a escolha regional dos representantes do órgão colegiado, que abriga 45 conselheiros, sendo 9 em cada uma das cinco regiões da cidade.
 
 
Aparecida Costa, também titular do Conselho, destacou os sistemas de atendimento disponíveis para os idosos e que devem ser procurados. Costa também agradeceu a parceria do Sindsep na Feira da Cidadania, na Praça do Patriarca, o que segundo ela é uma possibilidade de complementação de renda para os idosos que fazem parte. 
 
 
Djalma Prado falou sobre a luta que os servidores vêm enfrentando com a reestruturação das carreiras do nível básico e médio. “Os aposentados ficaram de fora do abono é o que o governo faz, não quer dar nada para os aposentados. Tudo o que ganhamos foi na luta.  Aposentados precisam se juntar com os que estão na ativa, porque não receberão mais nada se depender do governo”.
 
 
O evento, que contou com apoio de representantes cutistas dos aposentados, homenageou o filiado Ismael, aposentado que participou de piquetes, atos e reuniões do comando da greve dos agentes de nível básico e médio. Bastante emocionado, o sindicalista corou a importância da participação. “Só estivemos em seis aposentados na greve. Onde vocês estavam? Nós precisamos de vocês. Temos mais de 20 mil aposentados que não recebem um reajuste há mais de 10 anos. Precisamos nos unir, temos aposentados que vão jogar dama na praça e não vem para a luta. Precisamos lutar,” finalizou. 
 
 
A programação teve ainda sorteio de brindes para os presentes e foi encerrada com uma confraternização.
[voltar]