SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Funcionalismo

06/12/2019 - 13:08

Trabalhadoras do SUAS participam da Conferência Nacional Democrática de Assistência Social

Trabalhadoras da assistência social da cidade de São Paulo, participaram da Conferência Nacional Democrática de Assistência Social (CNDAS), nos dias 25 e 26 de novembro, na Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb).

 

A Conferência reuniu representantes de diversos estados do Brasil a fim de refletir, resistir e construir um processo de luta contra a destruição do Sistema Único de Assistência Social.

Na atual conjuntura é fundamental resistir ao desmonte e desvalorização da Política, entendemos ser de grande importância ocupar esses espaços.  Importante salientar que esta Conferência foi realizada por várias entidades, sindicatos, fóruns entre outros, tendo em vista o descaso do atua governo Federal em respeitar o controle social.

 

Discussões realizadas em ambos os dias:

* Manter e ampliar os CRAS, CREAS e serviços socioassistenciais;

* Lutar contra a precarização do trabalho;

* Ampliar serviços que atendam as diversas particularidades dos usuários;

*Denunciar o desfinanciamento da política na medida em que não temos garantido o orçamento mínimo para sua execução anual.

A Conferência democrática livre, ficou marcada como uma das expressões de resistência, organização e mobilização popular, em tempos de acirramento do autoritarismo e de desmonte dos direitos e da democracia. Tivemos alguns painéis de discussões, que debateram em sua síntese, racismo estrutural e o autoritarismo. Bem como, retrocessos, ameaças aos direitos conquistados e outros.

 

Os trabalhadores e usuários do SUAS tem uma tarefa de extrema importância: intensificar ainda mais a divulgação desse sistema para toda a população como estratégia de defesa de uma política que adensava a sua efetivação e que não pode ser interrompida.

[voltar]