SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Notícias

21/12/2022 - 16:37

Coletivo de Combate à Endemias repudia uso político de colete por Prefeito Nunes

Na manhã desta quarta-feira, 21.12, o Prefeito Ricardo Nunes esteve na região de Itaquera realizando, segundo agenda da Prefeitura, “Ações de prevenção e conscientização contra o Mosquito transmissor da Dengue”. Durante a visita, Nunes vestiu o colete que os Agentes de Combate às Endemias utilizam e nós do Sindsep, por meio do nosso Coletivo dos Agentes de Combate à Endemias, repudiamos esse uso político.



Lucianne Tahan, diretora do Sindsep e Agente de Combate à Endemias, comentou o caso, “o colete é um símbolo de luta e trabalho dos agentes, usamos isso diariamente faça chuva ou sol pra levar saúde a casa de todas as pessoas, é nossa "farda" não é pra ser usado dessa forma." afirma Lucianne.

O Prefeito confisca nossos salários, precariza nossos postos de trabalho, não aceitou aplicar o Piso Nacional de Endemias no inicial de carreira, optando por uma bonificação para quem ganhava menos que R$2424,00, sendo que a bonificação não conta para as aposentadorias. Além disso, os servidores da Zoonoses estão com uma defasagem salarial de quase 50%, com vencimentos corroídos pela inflação, o Prefeito optou por “aumentar” em apenas 15% depois de muita mobilização da categoria, mesmo sabendo que esse dinheiro não influencia no orçamento, uma vez que a Prefeitura recebe do Fundo Nacional de Saúde para pagar aos agentes. Além disso o Prefeito também não repassa aos agentes o IFA ( Incentivo Financeiro Adicional) que também é repassado ao município pelo Fundo Nacional. Outras prefeituras pagam aos seus agentes um 14º salário com essa parcela, por exemplo, coisa que não acontece em São Paulo.

Para Lucianne, “o Prefeito foi participar de atividades de combate a dengue hoje, mas desde quando houve mudança no contrato dos carros no final de outubro, não há mais carros suficientes para os agentes se deslocarem para as regiões mais afastadas, prejudicando muito o combate a Dengue.”

São Paulo registrou aumento de casos de Dengue recentemente, é realmente necessário intensificar a prevenção e os cuidados. Mas, para isso, prefeito Nunes, é preciso aumentar as equipes com mais concursos, estruturar e melhorar as condições de trabalho dos Agentes e pagar um salário digno. Não fazer aparições usando nosso colete, aparecendo para a população, mas desvalorizando aos servidores.

 

[voltar]