SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Notícias

16/09/2021 - 12:42

CTA em IST/Aids Santo Amaro, importante unidade de Saúde, completa 25 anos

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em IST/Aids Santo Amaro, localizado na zona Sul de São Paulo, completa este ano 25 anos de existência. Possui um serviço especializado em prevenção e diagnóstico de HIV e IST (infecções sexualmente transmissíveis) que oferece testagem diagnóstica – sigilosa e gratuita – para HIV, sífilis e hepatites B e C, sem a necessidade de agendamento prévio ou pedido médico. Oferece Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), início de terapia antirretroviral (TARV), insumos de prevenção para IST/AIDS: preservativos internos e externos, gel lubrificante e autoteste para HIV, acolhimento e orientação sobre IST/HIV e prevenção combinada.


Equipe de trabalhadores do CTA Santo Amaro


O CTA Santo Amaro, a exemplo dos centros de testagem e aconselhamento, também realiza atividades fora do espaço físico, extramuros, como forma de estimular a prevenção de infecções, de ruptura de tabus e promoção à saúde. Conta com a colaboração de 14 agentes de prevenção, que promovem a educação entre pares e acessam os locais que os profissionais não conseguem acessar, levando a prevenção e oferta de diagnóstico e tratamento para saunas; privês etc. Os projetos são muito importantes para a prevenção, o diagnóstico precoce e o início oportuno da TARV para as populações-chave: gay/trans/LGBTI+, noProjeto Cidadania Arco-Íris; Tudo de Bom - direcionado à população profissional do sexo; Elas por Elas, voltado às mulheres; e Plantão Jovem, para adolescentes.


A esquerda, Sandro Bento, diretor do Sindsep, em reunião com trabalhadoras do CTA Santo Amaro (antes da pandemia).


Além dos Projetos de Prevenção, da rede municipal especializada (RME), tem parceria com outras instituições e organizações não governamentais como o Projeto Antonia, que trabalha com mulheres em situação de prostituição em Santo Amaro; a AHF – Aids Healthcare Foundation – ONG americana parceira no projeto de Vinculação e Retenção de Pessoas Vivendo com HIV/Aids em Serviços Públicos de Saúde, juntamente com a Faculdade de Medicina de São Paulo; o CCM – Centro de Cidadania da Mulher, o Centro LGBT, os Centros de Acolhida e o Consultório na Rua.


Trabalhadoras do CTA Santo Amaro em ato dos servidores (antes da pandemia)

Portanto, é um serviço de referência não só no território, mas no município. “É um serviço que sempre acolheu a diversidade, as pessoas ditas ‘invisíveis’ no território e busca tornar a vida de sua população melhor. Tenho muito orgulho de ter feito parte dessa história do CTA Santo Amaro, carrego os aprendizados a todos os espaços onde estou presente, tentando dar visibilidade às pessoas que são tão caras e prioritárias no atendimento do CTA. Que venham mais 25, 50 anos, mas que o CTA nunca perca a coragem de ser audacioso, representado por um povo guerreiro em sua história, que não teme os desafios e que está sempre inovando. Foi maravilhoso esse tempo que passei com vocês no CTA Santo Amaro”, parabeniza a assistente social Lúcia Gatti, que trabalhou por 15 anos como aconselhadora no CTA Santo Amaro e acaba de se aposentar.


Trabalhadores do CTA Santo Amaro enfeitando a unidade para a comemoração dos 25 anos

A servidora também valorizou a desconstrução dos significados que entendia por HIV/Aids, ao trabalhar no serviço. “Por meio das pessoas que atendi e os trabalhadores aprendi que solidariedade, empatia, acolhimento... isso sim era lidar com pessoas que vivem com HIV/Aids. Aprendi que amor, companheirismo, compaixão são fundamentais para enfrentar qualquer situação. E faço aqui meu agradecimento aos agentes de prevenção, que fazem toda a diferença no CTA Santo Amaro, numa homenagem especial à Paula Legno, que se foi”.

O CTA ISTA/Aids de Santo Amaro fica localizado na Av. Mário Lopes Leão, 240, Santo Amaro
Contato:
telefone:
5686-9960/5686-1475
email: [email protected] e [email protected]

[voltar]