SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Notícias

08/09/2021 - 16:25

Pela nomeação dos AGPPS da lista de cotas raciais

O Sindsep defende, desde a sua fundação, os concursos público, estamos no meio da luta para o chamamento de aprovados em  concursos, para todas as áreas da Prefeitura. Recentemente, houve chamamento para vagas do concurso de Assistente de Gestão de Políticas Públicas de 2016, porém, o que nos chama a atenção é a não nomeação das vagas destinadas a Negros, Negras e Afrodescendentes (NNA). Das 200 vagas reservadas, apenas 141 pessoas nomeadas, enquanto que a lista de Ampla Concorrência, tiveram 753 chamadas das 700 vagas previstas. Nas vagas de PCD (Pessoas com Deficiência), das 50 ofertadas, chamaram 49. A Prefeitura precisa explicar com urgência por qual motivo isto se deu. Isso porque, como o concurso é de 2016, muitos aprovados não se interessam mais em assumir as vagas.  

Historicamente, devido ao racismo estrutural, negros e negras possuem menos oportunidades. As cotas raciais são uma política pública para derrubar esta barreira racial, fazendo uma reparação histórica. Mas, não é o que vemos ser aplicado neste caso das vagas de AGPPs. Com a defasagem de vagas, negros, negras e afrodescendentes continuam sem as opções desejadas.

Exigimos da Prefeitura, alem de respostas, a inclusão de todos e todas pertencentes à lista de NNA aprovados. Se isso não ocorrer, mais uma vez os negros serão vítimas de um sistema injusto que, ao mesmo tempo em que cria as cotas para inclusão, perpetuam a exclusão. Onde está a equidade? Prefeito Ricardo Nunes, convoca JÁ!

[voltar]