SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Saúde do Trabalhador

02/05/2022 - 14:47

02 de maio: Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral

Nesta segunda-feira, 02 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral e o Sindsep, reuniu alguns textos sobre essa pauta para fortalecer todos os trabalhadores e trabalhadoras do serviço público municipal no enfrentamento desse mal em seus locais de trabalho!

 

Primeiramente, é importante entender o lugar do assédio moral na nossa sociedade, os papéis que essa prática cumpre e sua relação com a história de nosso país, como bem faz o texto publicado hoje pela CUT-São Paulo, de autoria da psicóloga Eliana Pintor. (https://sp.cut.org.br/noticias/artigo-2-de-maio-um-dia-nacional-de-combate-ao-assedio-moral-cae3)

 

Para além disso, faz-se necessário identificar que o serviço público pode ser violento das mais diversas maneiras com os servidores e que o assédio está intimamente ligado a essas outras práticas, como aponta nossa psicóloga Carolina Grando. (https://sindsep-sp.org.br/noticias/saude-do-trabalhador/violencia-no-trabalho-muito-alem-do-assedio-moral-3392)

 

Finalmente, é importante entender o que o assédio é, como ele se dá, e a legislação que temos disponível na administração municipal. Para isso, recomendamos ler a nossa revista de Saúde do Trabalhador do Serviço Público Municipal: “Conhecer para Transformar”. Nela você encontra informações sobre o que configura situação de Assédio Moral e sobre a Lei Municipal nº 13.288, de 10 de janeiro de 2002, que dispõe sobre a aplicação de penalidades à prática de assédio moral nas dependências da Administração Pública Municipal Direta e Indireta por servidores públicos municipais. (https://admin.sindsepsp.org.br/sistema/materiais/522/arquivo/revista-saude-do-trabalhador-baixa.pdf)

 

Se identificou nos cenários que os textos apontam? Acha que está sofrendo Assédio Moral?

 

Nos procure por meio de nossos canais oficiais: Tel.: 11 2129 2999 // WhatsApp.: 11 97025-5497

 

[voltar]