SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Saúde do Trabalhador

06/05/2022 - 10:06

Sindsep participa de plenária e compõe comissão eleitoral para eleição dos Conselhos Gestores dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador

O diretor da Secretaria de Políticas em saúde do Trabalhador, Ejivaldo do Espírito Santo, participou na última quarta-feira (04), da plenária municipal preparatória para a eleição dos Conselhos Gestores dos CRSTs, compondo a mesa de abertura.

 

Em sua fala o dirigente reforçou a importância deste momento para o conjunto dos trabalhadores, alertando principalmente para a necessidade de ampla participação de todas e todos neste processo eleitoral, especialmente, devido os intensos ataques que o SUS vem enfrentando.

 

Participaram também da plenária a dirigente recém-eleita, Ligia Mendes e a secretária de Formação do Sindsep, Lucianne Tahan. No encontro foi construída uma comissão eleitoral que irá conduzir todo o processo de eleição dos conselhos gestores.

 

Lucianne fará parte desta comissão, ela ainda reforçou a necessidade de ampla participação neste processo eleitoral, especialmente pelo segmento dos usuários dos CRSTs, sempre como intuito de valorizar este serviço extremamente importante para o reconhecimento do processo de adoecimento advindo do trabalho.

 

O Sindsep compõe os conselhos gestores dos CRSTs da Lapa, Sé, Freguesia, Santo Amaro, Leste e Mooca desde 2018, pois entende a importância deste segmento para os trabalhadores públicos do município de são Paulo.

A eleição está prevista para o dia 29 de junho de 2022

Como parte do processo no dia 13 de maio acontecerão plenárias orientativas nos seis Centros de Referências Municipais.

Click aqui e tenha acesso aos endereços das unidades:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/saude_do_trabalhador/index.php?p=6989

 

 

O que é o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador – CRST

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador é uma unidade regional especializada do Sistema Único de Saúde (SUS), que visa atender a questões relativas à saúde dos trabalhadores.

 

O CRST foi implantado pela Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), por meio das portarias do Ministério da Saúde 1679/GM (19/07/2002) e 2437/GM (07/12/2005), para fortalecer as ações relacionadas à saúde do trabalhador no país.

 

O que o CRST faz?

 

Presta atendimento especializado aos trabalhadores acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho. Realiza promoção e proteção dos trabalhadores, investiga as condições do ambiente laboral, utilizando dados epidemiológicos obtidos através dos atendimentos clínicos e das notificações e comunicações de acidente do trabalho (NAT e CAT), bem como informações provenientes das visitas aos locais de trabalho, em conjunto com as Vigilâncias: Epidemiológica, Sanitária e Ambiental (Vigilância em Saúde do Trabalhador).


As atividades dos CRSTs devem, necessariamente, estar articuladas com os demais serviços da rede do SUS e outros setores de governo (intra e interinstitucional), que devem orientar e fornecer retaguarda, a fim de que os agravos à saúde relacionados ao trabalho possam ser atendidos em todos os níveis de atenção, de forma integral e hierarquizada, no âmbito local devem prestar especial atenção aos acidentes e doença do trabalho e aos agravos.

 

Quem é atendido?

 

Todos os trabalhadores e trabalhadoras, formal ou informal, dos setores privados e públicos, autônomo que porventura estivem desempregados acometido de doença relacionada ao trabalho.   Para ser atendido é necessário ser encaminhado pela Rede Básica de Saúde ou pelo sindicato da categoria.

 

Como é o atendimento?

 

Uma equipe de profissionais qualificados faz um diagnóstico do estado de saúde do usuário. Constatada a relação da doença com o trabalho, ele é atendido no ambulatório de saúde do trabalhador ou é encaminhado a outros serviços especializados da rede SUS.


Que documentos levar?


Carteira de identidade; Carteira Profissional; Exames; Laudos; Atestados médicos relacionados com a doença ou o acidente de trabalho; comprovante de endereço.

 

 

 

 

 

[voltar]