COVID-19

Prefeito Bruno Covas quer reabrir os CCAs em meio a pandemia

05/10/2020 12:13

O prefeito Bruno Covas mais uma vez em sua ânsia em se reeleger toma medidas que vivam agradar os empresários e não se preocupa com a população e os servidores. No dia 26 de setembro, publicou uma portaria com determinação referentes a retomada das atividades para os serviços na rede socioassistencial direta, entre eles os CCAs – Centros para Crianças e Adolescentes, no mês de outubro em plena pandemia.
 
 
Decisão tomada sem consultar os envolvidos, sem uma testagem em massa, sem vacina. Colocando em risco a vida dos trabalhadores, das crianças, adolescentes e familiares. Não podemos aceitar isso. Assim como na educação, o Sindsep irá apoiar os trabalhadores, sejam servidores ou terceirizados, para que suas vidas encontrem-se preservadas.
 
 
Ângela Assis, gerente de CCA, é contra o retorno. “Sou contra o retorno por entender que todos ficarão em risco de contágio, profissionais, crianças e família de ambos. É precoce o retorno. Atender 20% da capacidade é injusto, quais os critérios para a escolha? Atividade presencial segura apenas com vacinação”, afirma.
 
 
Assim como Ângela, os trabalhadores acreditam que reabrir os Centros para Crianças e Adolescentes sem um estudo que diga que é seguro que estas crianças compareçam as atividades presenciais em meio a pandemia, é um massacre. O governo ainda usa como argumento que estes locais precisam voltar pois houve um aumento o número de violência contra as crianças sem nem ao menos dizer de onde tirou este dado.  
 
 
Há como tratar os casos de violência de outra forma que não seja nos CCAs, o acolhimento e atendimento pode ser feito via CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.