Educação

Instrução Normativa 35: Prefeito Ricardo Nunes extrapola todas as regras possíveis de segurança sanitária e determina o retorno presencial de todos os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino

03/09/2021 15:09

Diante de um cenário incerto para setembro, onde especialistas apontam os riscos da retomada parcial das atividades presencias nas escolas, da reabertura das atividades comerciais e o fim das regras de restrições impostas para a contenção dos casos de contaminação da pandemia de Covid-19. Por decisão unilateral do prefeito Ricardo Nunes e de seu secretário municipal de Educação, Fernando Padula, as unidades educacionais voltam a funcionar com todos os alunos, conforme instrução normativa 35:

 

 

O Sindsep alerta para o grave risco desta medida. Não foi apresentada análise técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), que subsidie esta decisão unilateral do prefeito Ricardo Nunes e de Fernando Padula.

 

Os dados de contaminação seguem altos na rede. Desde o início da retomada das atividades presenciais, no pós-greve, o Sindsep segue acompanhando a situação das escolas que continuam a registrar casos suspeitos e positivos. Há registro de casos de óbito. Além disto, situações complicadas que não convergem para o fechamento da unidade, rastreamento dos contactantes e sanitização. Colabora com tal quadro, a impossibilidade de cumprimento de protocolos irreais que não coadunam e não dialogam com a realidade das escolas.

 

Os dados indicam gravidade na situação. Mais de 3600 casos de Covid-19 foram registrados nas escolas da cidade de São Paulo desde o retorno às aulas e outros mais de 2200 casos ainda são suspeitos. Casos suspeitos não estão sendo rastreados e monitorados como orienta o protocolo.  Segundo levantamento feito pelo Sindsep, com base no boletim de Serviço Funerário Municipal de São Paulo, em agosto de 2020, ocorreram na cidade 7977 óbitos e 6769 sepultamentos. Em agosto de 2021, tivemos 7873 óbitos e 6537 sepultamentos. Os números indicam que a situação ainda é muito grave.

 

Outro grave problema que mantem a insegurança nas escolas é o não cumprimento ou cumprimento parcial do Protocolo de Negociação, que gerou os Compromissos do Governo para a suspensão da Greve Pela Vida, são eles:

 

Ressaltamos que o calendário vacinal para a cidade de São Paulo iniciou a vacinação dos adolescentes de 12 a 14 anos apenas nesta última segunda feira. Porém a Instrução Normativa nº 35, destaca a Educação Infantil com a retomada das atividades em 100%, sendo esta modalidade, a que mais expõe a dificuldade de cumprimento dos protocolos, em especial no que se refere ao distanciamento social, tamanho das salas X número de bebês e questões relacionadas a higienização e limpeza. Principalmente, se levarmos em consideração a drástica redução no número de trabalhadoras/es imposto pelas empresas terceirizadas.

 

Diante deste cenário, vamos nos mobilizarmos em buscar de todas as formas, um diálogo consequente com nossos representantes no Legislativo, no Executivo e no Judiciário, e mais importante: com a comunidade escolar que será a principal afetada pelo experimento proposto pela Prefeitura de São Paulo. A manutenção da opção da família precisa ser garantida, sem ônus a garantia do direito à educação do aluno e opção das famílias.

 

Se vidas importam, uma educação com respeito, diálogo e proteção a todas e a todos, também tem a sua importância!