Educação

Manifesto do FPEI: Vamos Voltar? AGORA NÃO!

24/06/2020 13:52

Fórum Paulista de Educação Infantil manifesta em documento público sua posição contrária à volta às aulas, que neste momento contraria o direito à vida, pelo contexto de pandemia.

Publicamos a seguir a íntegra do Manifesto do Fórum Paulista de Educação Infantil (FPEI) a respeito da decisão do governo em retomar as aulas na rede pública de ensino.

 

MANIFESTO PÚBLICO:

Vamos Voltar? AGORA NÃO!

 

"Vivemos um momento singular na História. A pandemia coloca em risco o direito à VIDA. Considerando esse direito, o Fórum Paulista de Educação Infantil (FPEI) vem à público manifestar sua posição: Voltar? Agora não!

 

Com a curva de contaminação pelo Covid-19 em crescimento, com mais de 50 mil brasileiras(os) mortas(os) pela doença. Na cidade de São Paulo a analogia é como se caísse um avião por dia, mais de 300 vidas perdidas. Retomar as atividades com bebês e crianças, na Educação Infantil, significa colocar a vida em risco, valorizando o capital sob a tríade: produção, acumulação e consumo.

 

Pensar no direito da proteção à VIDA, significa pensar em todos os outros direitos como educação, saúde, alimentação e proteção (inclusive em casa).

 

Por isso, enquanto as unidades educativas estão fechadas, é preciso pensar e pressionar o Poder Público com relação a importância da integração das políticas públicas no atendimento à infância, articulando com a sociedade discussões que considerem os setores da educação, saúde, assistência e, primordialmente o investimento público, a fim de propiciar à todas as famílias, especialmente das periferias, condições de manter seus bebês e crianças em segurança.

Diante desse cenário de pandemia em crescimento e as especificidades da Educação Infantil, existem algumas questões prementes:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como garantir a não proliferação do vírus nesse contexto em um momento que requer uma grande atenção da população e medidas intensificadas no distanciamento social? Como garantir a saúde de bebês, crianças, suas famílias e das(os) profissionais de Educação Infantil?

 

Embora não sejam consideradas do grupo de risco, muitas (os) bebês e crianças podem ser contaminadas(os) pela doença e transmiti-la aos seus familiares. Algumas pesquisas indicam que colocar 20 crianças numa sala de referência implica em 808 contatos cruzados em dois dias. Dados que evidenciam como a abertura das unidades educativas nesse momento poderá agravar o quadro de contaminação que caminha dia a dia em ascensão.

 

Lembramos que alguns países que tiveram a experiência de retomar o atendimento com crianças pequenas, tiveram que rever suas ações e voltar ao isolamento. As experiências de retorno de outros países devem ser analisadas com cuidado e criticidade e não tomadas simplesmente como exemplos para pautar a organização do cenário brasileiro que difere em muito de outras realidades, dada sua complexidade, número bebês e crianças envolvidos, a curva de contaminação em ascensão, a profunda desigualdade que assola grande parte da população que vive em condições de vulnerabilidade social e a falta de investimento público nas políticas de garantia dos direitos para a infância.

 

Bebês e crianças, que convivem em espaços coletivos de Educação Infantil não cabem em protocolos!

 

Por isso, o Fórum Paulista de Educação Infantil convoca todas e todos a Campanha "Vamos voltar? Agora não!", para ampliar a discussão e chamar a atenção do poder público para investimento público e a escuta das (os) profissionais da educação e das famílias." 

Clique sobre a imagem e acesse o MANIFESTO PÚBLICO: Vamos Voltar? AGORA NÃO!