Educação

Professores sofrem com Sistema de Gestão Pedagógica (SGP): ?ineficiente, consome nosso tempo e saúde mental?

19/11/2021 12:40

O Sistema de Gestão Pedagógica, implementado pela Prefeitura, substituindo o Diário de Classe em papel, está atrapalhando ao invés de ajudar os profissionais da educação. O sistema é lento e cheio de erros, além de não ser otimizado, dado o número de alunos de cada classe.

O tempo de espera para cada ação é muito alto, além de não ter o suporte necessário devido a precarização das estruturas de internet nas escolas. Uma professora que realizou a denúncia, afirmou que o processo é demorado e lento, além da quantidade de erros, atrasando ainda mais as tarefas. “É um absurdo o número de cliques que precisa para realizar tarefas simples, desperdiçando nosso tempo, já escasso, que deveria ser destinado aos estudantes e a melhora do ensino, não para o mero registro burocrático que não produz reflexão.”

A professora gravou um vídeo calculando o tempo para realizar uma ação simples, que seria de ir, dentro do sistema, para a próxima aula e registrar a frequência. Apenas nesta ação, levou cerca de 1 minuto e 40 segundos de espera, para, no final do processo, ocorrer mais um erro. Confira no vídeo.

“O governo rouba cada segundo do nosso tempo de pesquisar, estudar e cuidar da nossa família! É urgente um sistema que funcione! Que suporte o fluxo da rede e que dê autonomia a escola para gerencia-lo. Sou professora e não uma burocrata.”

Para Maciel Nascimento, diretor dos(as) Trabalhadores(as) da Educação do Sindsep, a situação é revoltante e precisa ser revista pela Prefeitura. Para ele “Este último período exigiu dos profissionais muita iniciativa pra se relacionar com os meios tecnológicos e a administração pública deveria ter se modernizado para dar garantia, eficiência e agilidade nas questões Administrativas." E completou, "a Secretaria Municipal de Educação tem condições de rever este processo.”

Veja o vídeo em: http://sindsep-sp.org.br/videos/professores-sofrem-com-sistema-de-gestao-pedagogica-sgp-ineficiente-consome-nosso-tempo-e-saude-mental/