Educação

Secretário de educação não quer realizar a Olímpiada Estudantil este ano e alunos irão realizar um ato para cobrar

22/10/2019 16:51

Professores, alunos e ex-alunos da Rede Pública Municipal, irão realizar um ato, com jogos em frente a Secretaria Municipal de Educação, nesta quarta-feira, 23 de outubro, em protesto pela falta de respeito do secretário da Educação e do governo com as olimpíadas estudantis.

 

Além disso, o ato será realizado para solicitar que o secretário libere logo os jogos, pois são de extrema importância para a educação, como transformador social e como possibilidade de prática esportiva. Assim como é ensinado aos alunos o comprometimento nos treinos o ano inteiro, a Prefeitura deveria manter o dela e realizar o evento.

 

As olimpíadas estudantis e interCeus são eventos que acontecem há mais de 10 anos, esse ano seria a 13ª edição. No ano passado contou com mais de 100 mil alunos da Rede Municipal de ensino, além de ser um evento garantido por lei.

 

Os alunos estão treinando, os times estão sendo montados desde o início do ano em diferentes modalidades, coletivas e individuais, tanto masculino, como feminino, com crianças a partir de 10 anos no coletivo e de sete em algumas modalidades individuais, como a ginastica artística, por exemplo.

 

Esse evento é um dos poucos relacionado ao esporte e diferentes modalidades, que abrange as periferias. Para elas é um evento muito importante, pois é a única oportunidade desses jovens saírem e praticarem fora da escola e esse ano mesmo com a lei, o secretário não quer assinar a liberação para que a Olimpíada e o InterCeus aconteça.

 

Mesmo tendo sido realizado um pregão, escolhido a empresa, publicado em Diário Oficial e com a verba disponível, falta o secretário assinar a liberação do evento, que já era para ter começado em agosto com as inscrições e em setembro ter acontecido os jogos. No entanto, até o momento as escolas não têm nem resposta. Uma falta de respeito com as escolas e alunos que se prepararam o ano inteiro para esse evento.