Educação

Sindsep e entidades sindicais se reúnem com a secretaria Municipal de Educação

02/02/2023 12:42

Encontro SME com as entidades sindicais teve como pauta a apresentação da Proposta Pedagógica para 2023

Em encontro realizado na última terça-feira (31/01), a Secretaria Municipal de Educação apresentou sua proposta pedagógica para 2023, iniciando a conversa com os índices de retenção por frequência e os resultados da avaliação – Prova São Paulo no ensino fundamental do ano de 2022.

 

Sem entrar em maiores detalhamentos, SME indicou três eixos de trabalho com o objetivo de melhorar os índices de avaliação como foco do seu plano de ação. A formação voltada para a prática, o acompanhamento sistemático e com rigorosidade e a articulação entre Secretaria- Diretorias Regionais e Unidades Educacionais.

 

Estiveram presentes no encontro as diretoras do Sindsep Luana Bife, Lira Alli e a assessora Fatima Antonio, que apontaram a necessidade de que toda discussão sobre a proposta pedagógica deve acontecer articulada as condições de trabalho dos nossos profissionais de educação e as reais condições de infraestrutura em que nossas escolas se encontram.

 

Apontamos a dificuldade em garantir a frequência dos estudantes nos projetos de contraturno, quando não garantimos o transporte escolar gratuito para todos; os problemas com a formação da cidade que não respeita a autonomia da escola e os espaços de formação que devem se organizar diante do seu Projeto Político Pedagógico; a preocupação com a divisão da educação infantil, como consta no documento base para o planejamento pedagógico da Secretaria.

 

A meta anunciada em alfabetizar todas as crianças até o 2º ano do ciclo de alfabetização, também foi problematizada, diante dos desafios que ainda estão presentes como reflexos da pandemia, além da incoerência com a própria organização do ciclo de alfabetização. Além disto, os problemas com a implantação do Novo Ensino Médio em nossas EMEFMs, a necessidade de incluir o Quadro de Apoio nas ações de formação da SME, e as dificuldades com a comunicação entre a secretaria e as entidades representativas das(os) trabalhadoras(res) da educação foram apontadas pelas representantes do Sindsep.

 

Por fim, foi pautado a necessidade de maior agilidade nas respostas para as demandas encaminhadas pelo sindicato para SME, fruto da escuta frequente que realizamos com nossos filiados e, reiteramos a importância da manutenção e da regularidade desses encontros, com temas e pauta definidos e encaminhados com antecedência.