24/10/2022 16:31
No último sábado, 22 de outubro, aconteceu o lançamento do livro “Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola -CRECE: Concepção, trajetória e institucionalização”
Escrito pela Professora Doutora Cileda Perrella, o livro traz a história e toda trajetória da constituição dos CRECEs na Cidade de São Paulo, a partir da escuta de pais, mães, alunos e profissionais da educação que estiveram envolvidos na construção deste importante instrumento de gestão democrática para a Rede Municipal.
O secretário dos Trabalhadores da Educação do Sindsep, Maciel Nascimento, prestigiou o evento e manifestou a importância do registro histórico que este livro representa, como uma forma de preservarmos a memória das nossas lutas e nossas resistências, responsáveis por muitas das conquistas históricas na Rede Municipal.
Também, registrou a importância do fortalecimento do CRECE, especialmente neste momento em que estamos diante de várias tentativas de esfacelar os mecanismos democráticos de participação e controle social.
A professora Cileda Perrella, autora do livro, esteve presente no X Congresso da Educação do Sindsep, participando de uma das mesas que tratou das instâncias de participação democrática no campo da educação.
O que é o CRECE?
O Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola. é um colegiado que tem como fim o fortalecimento dos Conselhos de Escola e a ampliação do processo democrático nas unidades educacionais e nas diferentes instâncias decisórias. visando a uma melhor qualidade da educação. Passa a ser institucionalizado em 2015 a partir da lei nº 16.213/2015, depois de 7 anos de tramitação na Câmara Municipal de São Paulo.
A representação do CRECE se dá por meio dos membros dos Conselhos de Escola das unidades educacionais da rede direta. Cada unidade educacional elege dois representantes que irão compor o conselho Regional. No regional são eleitos dois representantes que irão compor o Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola Central.
Participar e acompanhar as ações dos CRECEs Regionais e o Central, são fundamentais para o fortalecimento deste importante espaço de diálogo e proposições para a constituição de políticas públicas de educação.