Funcionalismo

8 de Junho | Audiência pública na Câmara de Vereadores sobre concessão de cemitérios e crematório

06/06/2022 13:38

Dirigentes do Sindsep e RSUs também estiveram, semana passada, em reunião com superintendente do SFMSP, para tratar de problemas do setor e reafirmar posição contrária à concessão/privatização

O Sindsep vem realizando uma série de gestões para barrar o processo de concessão dos 22 cemitérios e crematório públicos da cidade de São Paulo, além de seguir empenhando esforços para melhorar as condições de trabalho de servidoras/es e fortalecimento do serviço público, por meio de concursos. Desde que o então prefeito João Doria foi eleito, a privatização é ideia fixa, que já vinha como promessa de campanha em 2017.

 

De lá para cá, o sindicato, junto com os trabalhadores e trabalhadoras do Serviço Funerário Municipal não descansaram para barrar as consecutivas tentativas. Mesmo com a pandemia, adoecimento e mortes de muitos colegas, esse projeto não foi abandonado e a resistência a ele muito menos.

Na semana passada, em 1º de junho, os diretores do Sindsep, Sheila Costa, João Batista e Noemi Gomes, além dos RSUs, Claudio, Marilza e Zeca, estiveram em reunião com o superintendente do Serviço Funerário Municipal, Fernando Alencar Medeiros, e assessoria para apresentar a pauta de reivindicações do setor, incluindo a questão da privatização/concessão. 

 
Os representantes do Sindsep levantaram problemas ocasionados pelo novo sistema SIGPEC, que vem trazendo prejuízos aos servidores/as ao não pagar o VT e VR nos plantões.
 
De acordo com o secretário de Política Intersindical do Sindsep, João Batista Gomes, o superintendente se comprometeu em regularizar nos próximos dias o pagamento do VT de maio. "O sr. Alencar ficou de analisar as demais pautas apresentadas, uma a uma, e nos responder em reuniões mensais com o sindicato".
 
A assessoria do SFMSP também informou que será realizada homenagem aos colegas que vem falecendo, o que até este momento nunca havia ocorrido.
  
Na ocasião, o Sindsep reiterou sua posição contrária ao projeto de concessão/privatização do Serviço Funerário, por se tratar de uma autarquia que até superávit já demonstrou em passado recente. "Necessário que para isso sejam combatidos os 'papa-defuntos' nas portas das agências funerárias, por exemplo", acrescentou o dirigente.
 
Paralelamente à reunião, o Sindsep também havia solicitado audiência pública na Câmara Municipal, para debater a questão da concessão do serviço essencial à população de São Paulo. Em atenção ao pedido, na próxima quarta-feira (8/06), às 10h, será realizada audiência, no auditório Prestes Maia, sobre "Concessão de Cemitérios e Crematórios da Cidade de São Paulo".   

Importante participar da audiência, para questionar, deixar explícito à população quais são os motivos que movem o projeto do governo em conceder/privatizar um serviço essencial, como o de sepultamentos e cremação públicos, e assim ganhar força na luta para barrar a entrega deste bem ao mercado.

Compareçam e vamos juntos/as defender o Serviço Funerário Municipal 100% público.