Funcionalismo

Falhas no sistema eletrônico de votação, marcam eleições Iprem

03/12/2020 09:48

Problemas apresentados durante o processo impossibilitaram muitos servidores de escolherem seus representantes

Nos dias 25, 26 e 27 de novembro, foi realizada de forma virtual a eleição do Conselho do Iprem. O Sindsep teve candidatos no segmento saúde, educação e aposentados. Sendo a apuração de votos realizada pela comissão eleitoral do Iprem no dia 30 de novembro, com a publicação dos eleitos no Diário Oficial do dia 1º de dezembro.
 
 
Dos candidatos que o sindicato apoiou, Ejivaldo do Espírito Santo foi eleito titular do conselho deliberativo no segmento saúde, Eni Souza, suplente do conselho deliberativo e Ana Clara Lopes suplente do conselho fiscal. 
 
 
No entanto a votação aconteceu de forma conturbada. Muitos eleitores e candidatos, relataram falhas no sistema eletrônico de votação o que consideraram que prejudicou o processo eleitoral. O sistema de votação apresentou problemas ao enviar a senha, e-mail chegava sem o número da senha, e-mails apontados como inválidos de alguns eleitores, mesmo estando comprovadamente corretos, dificultando ao servidor de exercer seu direito de votar.
 
 
Por conta disso, candidatos entraram com recurso para impugnação do resultado, alegando que muitos servidores não conseguiram votar e candidatos foram privados de receber votos. 
 
 
O Iprem tem o dever de garantir o direito de voto dos que se disponibilizaram a votar. Ficou evidente que as falhas ocorridas foram do sistema eletrônico de votação, não falhas pontuais passíveis de solução.