Funcionalismo

Sindsep discute condições de segurança do trabalho com servidores do DVZ/COSAP

26/09/2019 18:25

Sindsep realizou nos dias 24 e 25 de setembro, reuniões com os trabalhadores do DVZ/Cosap, que tiveram como tema discutir as questões de segurança no local de trabalho.

 

O encontro foi um pedido dos próprios trabalhadores, em virtude de uma série de acidentes que veem ocorrendo com os servidores lotados nesta unidade. Em especial o do dia 23 de junho que envolveu um servidor da Cosap durante o evento denominado internamente de “Cãominhada”. Neste acidente o trabalhador que tem mais de 70 anos, foi atacado por um cão e pelas condições precárias para desenvolver suas atividades não conseguiu se defeder do ataque. 

 

Durante os dois dias de reunião, o dirigente do Sindsep, José Teixeira, reforçou a importância de se debater as questões no local, para que outros acidentes não ocorram.

 

O governo enviou representantes para a reunião, os mesmos foram informados que poderiam permanecer na reunião como trabalhadores. No entanto, não poderiam intervir e nem responder pelo governo, pois existem espaços específicos pra tais intervenções.

 

Ao final das atividades os trabalhadores pautaram alguns temas a serem discutidos e implantados. Entre eles:

 

 1-Não fazer a “Cãominhada” sem segurança para os trabalhadores e população;

 

2- Adequação física do espaço para evitar quedas;

 

3- Uso de cambão sempre que necessário;

 

4- Cumprimento da lei geral e regimento interno pelo governo e voluntariado;

 

5- Distribuição de atividades com participação de voluntários ao longo da semana para não sobrecarregar os trabalhadores, e não concentrar um grande volume de pessoas em um único dia;

 

6- Carta aberta a população informando a real função do DVZ/Cosap  e as precárias condições de segurança a que estão submetidos os trabalhadores e população.