Funcionalismo

Sindsep se reúne com superintendência do Serviço Funerário

21/10/2022 12:09

O Sindsep esteve reunido com o superintendente do Serviço Funerário Municipal de São Paulo, Fernando Alencar, nesta quarta-feira, 19.10, para tratar de questões referentes à Concessão, que tem preocupado aos trabalhadores, além de outras situações que interferem e geram dúvidas. Ao lado do superintendente, representando o SFMSP, estiveram presentes o Chefe de Gabinete, Senhor Garcia, Dra. Meire, responsável pelo jurídico, Senhora Silvia, responsável pelos Recursos Humanos, e o responsável financeiro, Senhor Ricardo. Representando o Sindsep, os diretores João Batista Gomes, Sheila Costa, Noemi Gomes e o conselheiro Cláudio.

 

O ponto principal da reunião foi a questão da Concessão do SFMSP à empresas privadas, o que tem deixado os trabalhadores aflitos com a falta de informação. Deixamos clara a necessidade de informações claras para tranquilizar aos servidores. Solicitamos, também, uma reunião conjunta do Serviço Funerário, a Secretaria Municipal de Gestão e o Sindsep para discutir a destinação dos trabalhadores. Já foi adiantado que haverá possibilidade de escolha de local e treinamento dos trabalhadores.

 

Outros assuntos foram tratados, como a questão das horas extras do mês de julho, pagas em agosto já com cortes, porém, reiteramos que em FM1, estas horas extras não foram pagar. Solicitamos ao diretor que envie a planilha para o RH para acertar esta questão. Outro ponto importante, foram os problemas de vale-transporte e vale-refeição, quando do plantão suplementar. O que foi respondido, foi que a legislação permite pagar até 32 vales-refeição por mês, não mais que isso. Já o VT, quem não está recebendo em relação aos plantões suplementares, informe ao Representante Sindical do Sindsep de sua unidade para tomarmos providências.

 

Ainda, foram tratados sobre trabalhadores que estão trabalhando 12 horas por dia, inclusive aos finais de semana, o que deve gerar ainda mais horas extras. A questão de curso para progressão e promoção na carreira e o curso de Agape, que ainda não saiu. A devolutiva da superintendência é que estará disponível até a próxima semana. Também, sobre a garantia do direito de 30 dias de férias que os servidores tem, uma vez que, ainda que sabemos da falta de trabalhadores, os servidores não podem ser penalizados por isso, perdendo um direito garantido; entre outros assuntos.

 

Por fim, agora aguardaremos a reunião entre a SMG e o Serviço Funerário com o Sindsep, para tratar como ficarão os trabalhadores e a possibilidade das escolhas. E, reiteramos aos servidores, que não acreditem em boatos, vamos aguardar as informações oficiais da Prefeitura.