Funcionalismo

Trabalhadoras do SUAS participam da Conferência Nacional Democrática de Assistência Social

06/12/2019 13:08

Trabalhadoras da assistência social da cidade de São Paulo, participaram da Conferência Nacional Democrática de Assistência Social (CNDAS), nos dias 25 e 26 de novembro, na Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb).

 

A Conferência reuniu representantes de diversos estados do Brasil a fim de refletir, resistir e construir um processo de luta contra a destruição do Sistema Único de Assistência Social.

Na atual conjuntura é fundamental resistir ao desmonte e desvalorização da Política, entendemos ser de grande importância ocupar esses espaços.  Importante salientar que esta Conferência foi realizada por várias entidades, sindicatos, fóruns entre outros, tendo em vista o descaso do atua governo Federal em respeitar o controle social.

 

Discussões realizadas em ambos os dias:

* Manter e ampliar os CRAS, CREAS e serviços socioassistenciais;

* Lutar contra a precarização do trabalho;

* Ampliar serviços que atendam as diversas particularidades dos usuários;

*Denunciar o desfinanciamento da política na medida em que não temos garantido o orçamento mínimo para sua execução anual.

A Conferência democrática livre, ficou marcada como uma das expressões de resistência, organização e mobilização popular, em tempos de acirramento do autoritarismo e de desmonte dos direitos e da democracia. Tivemos alguns painéis de discussões, que debateram em sua síntese, racismo estrutural e o autoritarismo. Bem como, retrocessos, ameaças aos direitos conquistados e outros.

 

Os trabalhadores e usuários do SUAS tem uma tarefa de extrema importância: intensificar ainda mais a divulgação desse sistema para toda a população como estratégia de defesa de uma política que adensava a sua efetivação e que não pode ser interrompida.