Mulheres

Sindsep realiza debate sobre assédio sexual no Hospital Pirituba

16/05/2022 12:36

Na Semana Nacional da Enfermagem, Sindsep esteve no Hospital Pirituba levando o debate sobre o combate ao assédio sexual na Prefeitura de São Paulo, que tem como temática “a política é pública, meu corpo não”.

 

O debate foi conduzido pela vice-presidenta do Sindsep, Luba Melo, pela secretária de Formação, Lucianne Tahan e a assessoria Elionara Ribeiro.

 

Criação do Comitê

 

Diante do crescimento da prática de assédio sexual e denúncias que chegam ao Sindsep, a Secretaria de Atenção à Mulher Trabalhadora, em conjunto com as secretarias de Saúde do Trabalhador, Jurídico e Formação, começaram a desenhar um percurso para potencializar a resposta imediata aos casos que chegavam até a entidade. Em junho de 2018, foi criado o Comitê de Combate ao Assédio Sexual, responsável pelo fluxo do atendimento, acolhimento das vítimas e ações de sensibilização e formação sobre o tema.

 

Nesse período, além de ampliar a escuta, o Sindsep lançou a campanha “A política é pública, meu corpo não”, em parceria com a Fundação Friedrich Ebert (FES) que, em junho de 2019, proporcionou a elaboração conjunta da cartilha sobre o combate ao assédio sexual no serviço público municipal. (https://sindsep-sp.org.br/materiais/documentos/cartilha-assedio-sexual-no-servico-publico-municipal)

 

Vários cursos, seminários e oficinas sobre o tema já foram realizados nestes quatro anos. Além do projeto ter avançado na ampliação do atendimento dos casos como também a criação do curso EAD “Violência de Gênero na Vida e no Trabalho”, que periodicamente abre inscrições para formação no site da Escola de Formação do Sindsep. (https://www.escolasindsep.com.br/)

 

Nova direção

 

Sindsep elegeu nova diretoria em fevereiro deste ano para o mandato 2022-2026 e houve a troca nos dirigentes das pastas que construíram o Comitê de Combate ao Assédio Sexual. A Secretaria de Atenção à Mulher, será comandada por Laudicéia Reis, a Secretaria de Formação por Lucianne Tahan, Saúde do Trabalhador, Ejivaldo do Espírito Santo e Jurídico, Alexandre Giannecchini. Luba Melo, assume vice-presidência.