Notícias

Confetam/CUT atualiza projeto organizativo da entidade para 2022

06/06/2022 13:23

Nos dias 02 e 03 de junho, a diretoria executiva da Confetam/CUT e representantes de federações filiadas estiveram reunidos no Sindsep-SP.

Por: Thiago Marinho
Via: Confetam


Nos dias 02 e 03 de junho, a diretoria executiva da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) e representantes de federações filiadas estiveram reunidos no Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep-SP).

Como última etapa do encontro, os dirigentes sindicais encaminharam a atualização do Projeto Organizativo da Confetam. Além disso, foi discutido o fortalecimento do ramo dos municipais na Central Única dos Trabalhadores (CUT) e estratégias para as federações para os próximos meses.

“Todas as ações e estratégias pensadas e encaminhadas estão também direcionadas ao pleito de 2022, que será decisivo para as lutas das entidades sindicais e principalmente para o futuro dos trabalhadores. Os sindicatos e federações precisam refletir sobre ações organizativas para este ano em prol dos servidores municipais”, ressaltou Jucélia Vargas, presidenta da Confederação.

Confetam/CUT analisa conjuntura em reunião da executiva


 

Na quinta-feira, 02 de junho, iniciou-se o evento, que contou com a abertura da presidenta da Confetam/CUT, Jucelia Vargas e com as falas de Graça Costa, secretária licenciada de Organização da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vlamir Lima, secretário de Comunicação e Imprensa Adjunta da Confetam/CUT, Victor Pagane, supervisor do Dieese-SP, Ariovaldo de Camargo, secretário de Finanças da CUT Nacional, Antônio Megalle, representante da LBR Advogados e Francisco de Assis, presidente da Fetam/RN e diretor da Confetam/CUT.

“Analisar a conjuntura é fundamental para que possamos nos unir, nesse ano que será decisivo para a reconstrução do país. Precisamos construir novos desafios de mudança contra esse cenário de terra arrasada que o Brasil passa. É lamentável uma situação tão perversa e desumana que o Brasil vive e precisamos urgente virar esse jogo”, ressaltou Jucélia Vargas.

Graça Costa destacou todos os prognósticos informados pela dirigente bem antes do Governo Bolsonaro: “Quando eu falava, a uns anos atrás, que a situação estava ruim e podia piorar ninguém acreditava. Hoje estamos vivendo o pior governo de todos os tempos. Nós, os municipais, temos que nos unir mais ainda, para darmos força uns aos outros, pois a uberização já acontece no serviço público e precisamos combater esse tipo de ação de precarização da categoria”.

Segundo Victor Pagane, já está acontecendo uma quebradeira geral em um quadro muito preocupante que está prejudicando todas as categorias de trabalhadores. “É fundamental pensar e buscar preservação da saúde, do emprego e da renda dos trabalhadores”, declarou.

Para Ariovaldo de Camargo, a crise no país vem de um projeto de quase 10 anos atrás. “A crise econômica e política do Brasil não é de agora e deu início com os protestos pelos vinte centavos, que nunca foi o motivo real. Hoje o que vimos é um aprofundamento dessa crise sem precedentes. Acabar com o imposto sindical também fragilizou o processo de organização dos trabalhadores”.

O representante da LBS Advogados, Antônio Megalle, explanou sobre a Medida Provisória 1099/22.“Quero destacar na minha fala a medida provisória que foi aprovada para trabalhos voluntários no Brasil. Como esses trabalhos serão fiscalizados? Estamos vivendo um grande retrocesso em um pacote de precarização trabalhista sem nenhum respeito a CLT”, declarou.

Em sua fala, Vlamir Lima destacou o evento após o período pandêmico em uma organização concreta de luta. "Quero exaltar a felicidade desse retorno a nossa reunião da executiva. Com esses encontros reais, nossa luta ganha força para seguirmos na busca de melhorias para os servidores municipais”.

Para Francisco de Assis, as eleições de 2022 serão decisivas. “O debate se faz necessário e tem que acontecer onde o povo está. Não podemos nos fechar nos nossos grupos e sim abrirmos a discussão para a reconstrução do país”, finalizou.

Após a análise de conjuntura, as secretárias da Confetam/CUT, Maria Ozaneide e Luciana Melo, fizeram o lançamento da Campanha pela Ratificação da Convenção 190, que reconhece a violência e o assédio moral ou sexual no mundo do trabalho e violação aos Direitos Humanos.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançou essa campanha, em formato global, contra a violência e assédio nos locais de trabalho. “A campanha tem como objetivo explicar em termos simples o que é a Convenção sobre Violência e Assédio, os temas que ela cobre e como lidar com a violência e o assédio no mundo do trabalho. Esses tipos de violências podem assumir várias formas e causar danos físicos, psicológicos, sexuais e econômicos”, ressaltou Luciana.

Deputado Vicentinho participa de reunião da executiva da Confetam

Na manhã de sexta (03), a reunião da executiva da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep-SP), contou com a palestra do deputado federal Vicente Paulo da Silva, mais conhecido como Vicentinho (PT-SP), onde contou um pouco sua história e falou sobre a atual conjuntura política e social do Brasil.

Na ocasião, o deputado homenageou a Confetam/CUT pela luta contra a PEC 32: “graças a vocês, a PEC do desmonte não passou. A luta de vocês foi aguerrida e precisamos exaltar essa vitória. Para além da comemoração, precisamos seguir atentos pois podemos tomar algum susto com alguma insistência do governo com o retorno dessa terrível PEC”, declarou o deputado.

O deputado traçou um panorama atual da Câmara dos Deputados, que segundo o parlamentar está tomada de “religiosos e agropecuários”. Segundo ele, com essa configuração, fica complicado passar projetos de cunho social, como a reforma agrária. “Somos da oposição e lutamos diariamente para que projetos sociais passem, mas a Câmara está tomada de outros interesses que não visam o bem comum e sim de grupos específicos”.

“Nessas eleições está em jogo a vida de todos nós que somos de luta. A esquerda já provou que pode tirar o povo da fome e que é possível que o povo da agricultura familiar tenha condições de dignidade”, finalizou o parlamentar.

 

 

Brigadas Digitais 

Após a fala de Vicentinho, os secretários da Confetam/CUT: Luciana Melo, Célio Vieira e Wésia Sena, apresentaram o projeto das Brigadas Digitais da Central Única dos Trabalhadores (CUT), junto com os Comitês de Luta em defesa da Classe Trabalhadora, para mobilizar a sociedade na construção de um país melhor e mais justo, tendo como referência a conscientização sobre o que está acontecendo no Brasil.
 

“O objetivo principal dos dois mecanismos é apoiar a população que passa pela pior crise econômica e social dos últimos tempos. É importante que cada dirigente lance seu próprio comitê de luta, para fortalecimento de um processo que está em construção. É só sair na rua para ver o tamanho da crise que vivemos, mais de um terço do povo desempregado, tem o desalento, 20 milhões de trabalhadores que andam a pé e não conseguem pagar passagem de ônibus, o povo passando fome e pedindo comida na rua”, ressaltou Luciana Melo.

Os textos, roteiros, releases e postagens para subsidiar peças de comunicação já estão disponíveis e tem o caráter de mostrar à sociedade quem são os trabalhadores brasileiros e o que querem. O site: brigadasdigitais.com.br, com o conteúdo, já está no ar.

O tema “Somos o Brasil que trabalha” se desdobra em vários aspectos, como “Somos o Brasil que constrói”, “Somos o Brasil que entrega”, “Somos o Brasil que ensina”, entre outros, alusivos às várias profissões.