Notícias

Denúncia: descaso na UBS Freud expõe trabalhadores e pacientes a péssimas condições

02/12/2020 13:44

Relatos do descaso da Prefeitura de Bruno Covas (anteriormente de João Doria) e da gestão da Secretaria de Saúde de Edson Aparecido se tornaram a marca desta administração nos últimos 4 anos. Na Unidade Básica de Saúde Sigmund Freud, localizada no bairro de Moema, Zona Sul de São Paulo, a situação está complicada. O dono do imóvel alugado pela Prefeitura não renovou o contrato e, até o momento, apesar da situação, a Coordenadoria Sudeste está enrolando para fazer a mudança.

Segundo relatam usuários e trabalhadores, já foram visitados diversos imóveis, porém sem acordo até o presente momento. Enquanto isso, tanto trabalhadores quanto população usuária seguem sujeitos às péssimas condições do atual imóvel. Buracos, infiltrações, goteiras, instalações elétricas inadequadas, vidros e portas quebrados em toda a unidade. Os moradores do entorno relatam, inclusive, que há diversos imóveis disponíveis na região para locação. Não é compreensível tanta demora para que se transfira a unidade. Uma usuária chegou a relatar que, ao ir em uma sala conversar com uma enfermeira, havia infiltração no teto, com água pingando na cabeça de quem entrava ali.

Imagens obtidas pelo Sindsep revelam que unidade não recebe mais nenhum tipo de manutenção preventiva ou corretiva. O ambiente é extremamente insalubre para todos e já se percebe abalos emocionais na equipe que é linha de frente no atendimento aos usuários com suspeita de contaminação por covid-19, apesar das péssimas instalações estruturais e condições de trabalho.

Veja aqui o vídeo com as imagens da unidade com infiltrações e grandes goteiras

 

Luba Melo, coordenadora da região Sudeste do Sindsep, declarou que “infelizmente é esta a situação em que se encontram nossas unidades de Saúde. Sucateadas, sem manutenção, no caso da UBS Freud a Coordenadoria de saúde adia a mudança da unidade e coloca em risco a vida de usuários e trabalhadores.” Lembrando que o caso desta UBS não é exclusividade da unidade, mas ocorre em toda a cidade.

Para Flávia Anunciação, também diretora, o descaso pode gerar acidentes graves. “Em plena pandemia, é vergonhoso que sejamos tratados com tamanho descaso. Ao permitir que se atendam pacientes nessas condições a Prefeitura é conivente com os riscos a que estão expostos servidores e população local, e continuou, “O Conselho Gestor e a gerente da unidade já visitaram diversos imóveis, mas a coordenadoria sudeste vem protelando esse processo, ou mesmo criando entraves, enquanto isso todos ali são obrigados a conviver num ambiente inadequado e suportar sozinhos o que significa atender e ser atendido nessas condições. Usuários e trabalhadores precisam ser urgentemente removidos, as imagens atestam a situação relatada”, alertou Flávia.

Ainda estamos em um momento de necessidade de muitos cuidados na área da saúde por conta da pandemia, o descaso da prefeitura não pode ser tolerado. Sabemos que os desmontes causados pela administração, seja por falta de manutenção ou por falta de funcionários, pois não há concurso, serve apenas para atacar aos serviços públicos e, assim, fortalecer as privatizações e terceirizações.

O Sindsep segue fiscalizando a situação das unidades da prefeitura e, caso você tenha alguma denúncia, pode nos encaminhar relatos, fotos e vídeos para o nosso WhatsApp Oficial (11) 97025-5497, garantimos seu anonimato.