Notícias

Dia histórico para o 'turbante' e o 'cocar'

12/01/2023 15:25

Por Lourdes Estêvão*


 

Duas mulheres tomaram posse nessa quarta-feira (11/01), numa cerimônia cheia de simbolismo realizada num dos alvos dos atos terroristas de domingo (8/01). A mulher negra Anielle Franco e a mulher indígena Sônia Guajajara assumiram os ministérios de Igualdade Racial e o dos Povos indígenas, com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, num ato que demonstrou nitidamente que está mais viva e forte as lutas para superar as desigualdades, discriminações e preconceitos, sejam eles raciais e/ou sociais, estruturados desde a invasão europeia e o tráfico de negros africanos para o Brasil.

 

A posse das duas mulheres, negra e indígena, é o resultado de lutas permanentes e resistência a todas as formas de exploração a que estamos submetidos/as em mais de 520 anos da história brasileira.

 

Lei 14.532, que equipara o crime de injúria racial ao racismo, com a pena aumentada de um a três anos para de dois a cinco anos de reclusão, sancionada pelo presidente Lula, logo após a posse das duas ministras, é o pontapé inicial de uma nova jornada na luta contra as desigualdades e discriminações social e racial. É um passo fundamental, mas que só será possível avançar a partir da organização e mobilização dos movimentos organizados que, certamente, enfrentarão a resistência dos detentores do poder econômico que enxergam nesses povos, historicamente explorados, seus principais instrumentos de lucro.
 

Foto: Paulo Pinto

 

Na perspectiva de fortalecer esta luta, o Sindsep continuará dando sua contribuição, na organização das trabalhadoras e trabalhadores municipais, junto com os movimentos sociais que se organizam na luta contra o racismo estrutural, contra todo o tipo de discriminação social, por políticas públicas que respondam às especificidades da população e garantam o bem viver de todos e todas.

 

 

Lourdes Estêvão é secretária de Políticas Sociais do Sindsep