Notícias

Dirigente do Sindsep dá boas-vindas e faz alertas aos novos conselheiros do COMAS

28/12/2022 09:49

Em plenária de transição e posse das/os novas/os conselheiras/os, a dirigente do Sindsep Maria Mota, que encerrou seu mandato de vice-presidente do COMAS, parabenizou integrantes da soiciedade civil e equipe técnica eleita e denunciou práticas autoritárias e uso político de ações da Assistência Social.

Durante a plenária de transição e posse do Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS/SP biênio 2022-2024, realizada na última terça (27/12), na capital paulista, a dirigente do Sindsep Maria Mota, que encerrou seu mandato de vice-presidente do órgão, deu boas-vindas às/os novas/os conselheiras/os da sociedade civil e equipe técnica, mas também alertou a nova composição sobre práticas autoritárias e uso político de ações da Assistência Social.
 
Confira a seguir a íntegra do discurso feito por Maria Mota:
 

Bom dia a todas/os!
 
Para não ser traída pela emoção e pela mistura de sentimentos, vou ler o texto que elaborei para esse momento.
 
Sou Maria Mota, estive conselheira nessa última gestão pelo segmento de trabalhadores. Sou servidora pública, trabalhadora do SUAS e nesse ano de 2022 estive vice-presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social – COMAS.
 
Apresentada, quero dar boas-vindas a cada um e cada uma que está chegando ao Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo
 
Já acompanho o COMAS há algum tempo, mas participar na condição de conselheiro/a é outra história. É denso, tenso e de grande responsabilidade, porque nossas decisões afetam a Assistência Social de toda a cidade de São Paulo.
 
Desejo que cada conselheiro/a que hoje assume a gestão, busque compreender seu papel e a importância de ser voz para o segmento que o elegeu. É seu nome que aparece em cada aprovação e reprovação aqui feita. Afinal, é a gestão que compõe o COMAS.
 
Na experiência que tive aprendi um tanto de coisas, principalmente o que não quero SER, quando crescer... (risos)
 
Desejo que o mandato de vocês seja vivo nas discussões e debates sobre o que e como fazer para garantir a melhoria dos serviços ofertados a nossa população. A transparência das divergências também seja respeitada. 
 
Espero que todos/as tenham respeitada a liberdade de expor suas opiniões, tenham direito ao contraditório sem sofrer prejuízos, perseguições, agressões verbais (públicas ou particulares; nenhuma delas agrega ou gera crescimento). Como ensinou o sociólogo Florestan Fernandes "a força das ideias tome o lugar das ofensas e cerceamento de falas".
 
Desejo que não tentem silenciá-los/as por gritos ou elevação do tom de voz.

Desejo que não sejam ignorados/as ou eliminados/as dos debates. Ao contrário, que haja o respeito à opinião e se a discussão for à disputa de votos, essa não seja contaminada pela manipulação.
Enfim, minha expectativa é que a defesa dos direitos dos usuários/as à política pública seja o norteador diário do trabalho do COMAS.
 
Para que isso possa se realizar, um dos fatores é a clareza sobre o papel e responsabilidade de cada conselheiro/a em fortalecer um conselho participativo, deliberativo e fiscalizador da Cidade de São Paulo. Outro fator importante é entender que o COMAS não é um "puxadinho" da SMADS. 
 
O COMAS tem legitimidade e autonomia, e cada conselheiro/a tem um papel a exercer, que não é em qualquer hipótese a defesa do secretário/a.

Estudem ao máximo para que possam apreender os mais variados assuntos que permeiam a complexidade do Sistema Único de Assistência Social e, dessa forma, questionar, fiscalizar e elevar o nível do debate sobre a política pública.
 
É imprescindível o registro de relatos, assim como a elaboração de atas sobre todas as ações discutidas e deliberadas nas comissões e plenária. É fundamental a divulgação desses relatos e decisões.
 
Espero que não tenham que lidar com presidente/a -- venha ele/ela do poder público ou da sociedade civil – manipulador/a, autoritário/a. E que este conselho consiga ampliar ainda mais a participação dos/as trabalhadores/as e usuários/as nas comissões e plenárias. 
 
Se aqui se discute o SUAS, é aqui que todos/as precisam estar, sem ser silenciados e independente do papel que exerçam, como conselheiros/as ou convidados/as participantes.
 
Espero que seja respeitada a condição de conselheiro/a e nenhuma pauta seja retirada sumariamente das reuniões, sem a ciência e concordância da/o conselheiro ou do colegiado. 
 
Que nos próximos dois anos o SUAS, a PNAS e seus desdobramentos sejam a pauta prioritária das discussões do conselho.

Que o COMAS não seja ignorado pelo gabinete ao solicitar informações sobre serviços, programas e projetos divulgados nas redes sociais do secretário ou mídia comercial. Mais que isso: que o Conselho Municipal de Assistência Social não seja surpreendido por ações, programas ou projetos em postagens do secretário, afinal estamos tratando de uma política pública e não de campanha política.
 
Que as mulheres, conselheiras, convidadas e equipe técnica, tenham garantido o direito à fala e suas opiniões sejam respeitadas.
Espero que vocês não sejam coniventes com ações de desrespeito à equipe técnica.
 
Estar no COMAS é uma responsabilidade indescritível. Se trata de discutir um SUAS remendado que está sendo suturado nesta Cidade.
 
Agradeço as/aos conselheiros/as da sociedade civil, por tantas vezes termos divergido e convergido, mas sem nunca ter perdido o respeito. Agradeço o apoio, confiança e indicação à vice-presidência.
 
Agradeço aos/às trabalhadores/as do SUAS (aqui, importante demarcar que me refiro tanto aos servidores/as quanto aos trabalhadores das OSCs) pela confiança. Uma enorme honra pra mim representá-los/as.
 
Agradeço a Direção do Sindsep, pela confiança e apoio, ao referendar-me para conselheira e, principalmente, por sempre estar ao lado dos/as trabalhadores/as. O que me inspira e fortalece nessa caminhada.
 
Meu reconhecimento e agradecimento as/aos conselheiras/os do poder público que, de fato, estiveram nessa gestão dispostos e disponíveis a discutir as pautas do SUAS e não apenas votar favoravelmente à administração municipal quando eram orientados/as.
 
Agradeço imensamente à equipe técnica por todo apoio nas comissões, GTs, plenárias e em cada ação que este conselho promoveu nos últimos dois anos. 
 
Vocês foram levados ao limite físico e emocional, bem sei. Foram indispensáveis em cada momento, competentes mantendo a história e histórico desse conselho presente, sempre contextualizando, nos alertando, sendo apoio, se antecipando, ficando ao nosso lado, em nossa retaguarda...Foram incríveis!
 
Talvez por isso incomodem tanto quem deseja apenas demarcar “território” desrespeitando a história do COMAS em nome do SUAS, apenas em nome...
 
Desejo a vocês sucesso, resiliência, saúde física e mental para dar continuidade ao suporte tão valoroso que vocês são capazes de ofertar as/aos conselheiras/os
 
Nos encontraremos onde a Assistência Social estiver sendo discutida, conferência, fóruns, becos, vielas e por que não em comissões e plenárias?
 
Seguimos em defesa do SUAS!
 
Conselheiros/as que estão saindo, recuperações! Aos/às novos/as conselheiros/as, uma excelente gestão!



Clique para conferir a nova composição: