Notícias

Evento no Hospital do Campo Limpo homenageia assistentes sociais

17/05/2022 16:47

Sindsep esteve presente na manhã desta terça-feira, 17.05, em homenagem aos Assistentes Sociais, que comemoram seu dia no último dia 15 de maio. O sindsep foi representado por Lourdes Estevão, diretora de Políticas Sociais, Douglas Cardozo, coordenador da região Sul 1, e Juneia Batista, suplente de direção e assistente social. O tema do debate foi “Os desafios na viabilização do Projeto Ético Político Profissional frente às questões sociais e precarização do espaço sócio ocupacional do Assistente Social no contexto pós-pandemia”.

A companheira e trabalhadora do município, Eliane Alves Faria, contextualizou quais políticas regem a carreira dos assistentes, tanto no ponto de quem está na assistência, quanto da saúde. Juneia, por sua vez, falou sobre a conjuntura política, desde o golpe de 2016, e sobre a precarização da Saúde. Por exemplo, no Hospital do Campo Limpo, mesmo sendo um grande hospital, referência na região, em que atualmente possui apenas 4 assistentes sociais.

“Quando eu entrei no serviço público, no Hospital de Itaquera, em 1988, tínhamos 1 assistente para cada 10 mil habitantes na região, e hoje, em uma região como o Campo Limpo, possuir apenas 4 trabalhadoras, em condições de trabalho muito precárias, é algo que prejudica e muito o atendimento.”, afirmou Juneia. “Foi uma atividade muito importante, que juntou, além de assistentes sociais, participaram também o diretor social, diretor administrativo, AGPPS, trabalhadores da enfermagem e outros profissionais da saúde.”

O Sindsep valoriza e se mantém na luta em defesa dos Assistentes Sociais e de todos os trabalhadores da assistência e da Saúde. Por isso, nesta quarta-feira, 18.05, estaremos todos e todas juntos em frente à Prefeitura a partir das 15 horas, em grande ato da nossa Campanha Salarial 2022, contra a precarização e terceirização, contra a política de 0,01% e por valorização salarial.