Notícias

Grito dos Excluídos em São Paulo será marcado por ato no Vale do Anhangabaú

01/09/2021 10:47

Movimentos sociais contrários ao governo Bolsonaro irão às ruas dia 7 de setembro

O Sindsep estará presente na 27ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas que terá como tema “Vida em Primeiro Lugar” e que traz como mote a luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda.

 

Protestos estão agendados por todo país no dia 7 de setembro, com a participação de entidades sindicais, como a CUT, e movimentos populares. Na cidade de São Paulo, a mobilização será pela primeira vez no Vale do Anhangabaú, no centro da capital, a partir das 14h.

 

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), dificultou o protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL) na capital, mas o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) proibiu o governo de barrar os movimentos sociais.

 

A decisão proferida no dia 27 de agosto, pelo juiz Rodolfo Ferraz de Campos, da 14ª Vara da Fazenda Pública, ocorreu um dia depois de o governador anunciar veto pela Secretaria Estadual de Segurança Pública à mobilização. Nesta segunda-feira (30), o mesmo juiz assegurou novamente a realização dos atos.

 

“Bolsonaro e Doria são farinha do mesmo saco. O nosso protesto será por democracia, por todas as mortes ocorridas que poderiam ser evitadas por este governo genocida que ajudou a propagar a covid-19 com sua maneira de fazer política, contra a retirada de direitos no Brasil e em São Paulo e pela liberdade de manifestação que, inclusive, é constitucional”, afirma o presidente da CUT São Paulo, Douglas Izzo.

 

Em nota, a coordenação nacional do Grito dos Excluídos e Excluídas fala sobre os motivos que levam os movimentos às ruas em 2021.

 

“Estamos vivendo um momento de crises – social, ambiental, sanitária, humanitária, política e econômica - sobretudo causadas pela ação nefasta de um governo genocida, negacionista e promotor do caos que visa principalmente destruir, de qualquer forma, a democracia e a soberania do nosso país”.

 

De acordo com os organizadores do Grito, em razão da pandemia de covid-19, os atos seguirão os protocolos sanitários de distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.

 

SINDSEP

Sindsep terá um bloco que se concentrará a partir das 13 horas em frente a Prefeitura.  Servidores e servidoras vamos juntos dizer Não a Reforma Administrativa (PEC 32), exigir de Ricardo Nunes reajuste já e gritar bem alto Fora Bolsonaro!