Saúde do Trabalhador

Sindsep apresenta pesquisa no Encontro Internacional sobre Trabalho

30/08/2022 17:11

Entre os dias 24 e 27 de agosto, aconteceu o Encontro Internacional sobre Trabalho – EITA, em João Pessoa – PB e o Sindsep esteve presente para apresentar o trabalho elaborado com os trabalhadores do Serviço Funerário Municipal de São Paulo.

 

Na sexta-feira, 26 de agosto, com o tema “Precarização, sentidos do trabalho e pandemia: a atividade laboral no Serviço Funerário do município de São Paulo”, a psicóloga do trabalho do Sindsep, Carolina Grando e a doutora Luci Praun, fizeram sua apresentação.

 

Carolina e Luci abordaram como a pandemia de Covid-19 aprofundou as situações de precarização do trabalho no Serviço Funerário, dando destaque aos saberes desenvolvidos por seus profissionais, tais como de acolhimento e cuidado com os familiares, sob risco de serem perdidos a partir de processos de terceirização.

 

A abertura do evento contou com a fala de uma pioneira brasileira no campo da Saúde do Trabalhador, a Profª. Drª. Edith Seligmann-Silva, abordando a história do trabalho no Brasil, enfatizando as violências contra os trabalhadores e o reflexo dessa trajetória nos processos de precarização que tem se aprofundado nos últimos anos, sendo encerrada pela fala da Profª Drª Leny Sato, que relatou experiências de resistência de trabalhadores ao trabalho explorado, a partir da construção de estratégias de cooperação e solidariedade.

 

O evento contou também com outras apresentações que dispuseram da colaboração com o Sindsep, como a pesquisa “Desafios de vida e trabalho: os agentes de endemias durante a pandemia da Covid-19”, da cientista social Ana Yara Paulino, que abordou as experiências e enfrentamentos dos agentes de combate a endemias do município de São Paulo, e a pesquisa de Edith Seligmann-Silva, Andréia de Conto Garbin e Luci Praun “Covid-19, precarização do Trabalho e desgaste mental dos profissionais da Saúde”, que abordou a experiência de trabalhadores públicos e privados da saúde no período da pandemia.

 

A participação do Sindsep visou estreitar laços com acadêmicos e pesquisadores que possam contribuir na construção de ações em defesa dos trabalhadores do serviço público municipal. Roberto Alves, diretor da entidade, que acompanhou todo o evento, afirmou que é importante a entidade ampliar seus horizontes a partir do conhecimento do que se tem produzido em pesquisa no campo do trabalho, trazendo esses saberes para a base e fortalecendo a luta por direitos.