Saúde do Trabalhador

Sindsep participa do XI Seminário do Trabalho

11/06/2018 12:19

No seminário, a entidade apresentou o trabalho realizado pela Secretaria de Saúde do Trabalho, junto à SVMA

O Sindsep participou do XI Seminário do Trabalho: o futuro do trabalho no século XXI, realizado pela Rede Estudos do Trabalho da UNESP, entre os dias 4 e 8 de junho em Marília, representado por sua assessoria da Secretaria de Saúde do Trabalhador.

 

O Seminário conta com mesas das mais diversas temáticas a respeito do trabalho, como uma análise das obras históricas de Ricardo Antunes, figura fundamental na produção de conhecimento do campo, o adoecimento dos trabalhadores no Brasil neoliberal, perspectivas da crise do capitalismo global, os papéis e desafios do sindicalismo no século XX, entre outros assuntos de grande importância no atual momento histórico.

 

 O Sindsep, apresentou no dia 7, na sessão de comunicações orais, o trabalho realizado pela Secretaria de Políticas em Saúde do Trabalhador, junto à Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) em 2016. À época, o Sindicato realizou conversas coletivas com os trabalhadores, para tentar compreender as maneiras com as quais o processo de trabalho na Secretaria, mas principalmente nos Departamentos de Gestão Descentralizada (DGDs). Essas conversas apontaram a precarização do serviço público e seus graves prejuízos à saúde dos servidores públicos municipais.

 

A participação nesse seminário é fruto da consciência do Sindsep a respeito da importância das alianças com o saber acadêmico, considerando fundamental compartilhar os saberes construídos em seu cotidiano, fortalecendo sua atuação.