Saúde do Trabalhador

Sindsep promove curso online para Cipeiros

26/10/2022 16:29

O Sindsep realizou nesta quarta-feira, 26.10, o curso _”Atuação do Cipeiro no Âmbito Municipal”_, ocorrido de forma online, com participantes das Comissões Internas de Prevenções de Acidentes (CIPA). O curso objetiva auxiliar os cipeiros na construção da CIPA em suas unidades, além de aprimorar a atuação e os caminhos para melhorias das condições de trabalho. Neste dia, foram duas turmas, uma pela manhã e a segunda no período da tarde.

Lucianne Tahan, secretária de Formação do Sindsep, abriu o dia falando da importância da CIPA enquanto instrumento de luta e de defesa dos trabalhadores. Segundo ela, “a CIPA é um espaço que nos dá voz, valoriza o nosso conhecimento.” Ainda, falando sobre o curso, Lucianne exaltou a experiência e a troca coletiva, “este curso é muito bom para realizarmos essa troca de conhecimento, a gente passa a se fortalecer com isso. Uma CIPA fortalecida não deixa os problemas da unidade serem varridos para debaixo do tapete,” completou.

Elionara Ribeiro, técnica em Saúde do Trabalhador e assessora do Sindsep, trouxe o processo histórico de criação da CIPA, uma conquista dos trabalhadores, e sobre a atuação dos cipeiros. Para Elionara, a importância do curso se dá no diálogo, “conversar sobre os caminhos que a gente pode construir e caminhar”, afirmou.

Não tem CIPA e quer saber como implantar uma na sua unidade de trabalho? Entre em contato com a secretaria de Política de Saúde do Trabalhador do Sindsep que estará pronta para auxiliá-los na implantação ou renovação da CIPA.

Pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (11) 97025-5497