Saúde

AE Freguesia funciona há mais de 60 anos no mesmo local e agora Prefeitura pretende transferi-lo para a UBS Guanabara

24/03/2022 11:54

O Ambulatório de Especialidades da Freguesia do Ó, na Zona Norte da cidade, teve em abril de 2021 uma reforma iniciada e que está quase completando um ano. Durante todo esse tempo os trabalhadores seguiram trabalhando em meio a obra, sendo que em determinados momentos tiveram até mesmo que atender os pacientes na garagem. Além das atividades normais, fizeram coleta de teste de Covid-19 e vacinação de gripe e Covid-19, enquanto a unidade passava pelas melhorias.

 

No entanto, agora com a reforma quase pronta, o governo informou os trabalhadores de que podem ser transferidos para a UBS Guanabara, um local muito menor do que o prédio atual.

 

A justificativa dada é que o Pronto Socorro 21 de Junho irá fechar para reforma e seus funcionários serão realocados para a AMA Vila Palmeiras, onde também funciona a UBS Vila Palmeiras. Ainda a AMA funcionará 24 horas para absorver as demandas do Pronto Socorro.

 

A Supervisão de Saúde, disse que iria retirar a UBS de lá, inicialmente alugando um imóvel, para assim poder realocar o PS onde hoje funciona a UBS Vila Palmeiras. Porém há informações de que não houve autorização para a locação de um novo espaço. Assim decidiram por ceder o prédio inteiro do AE Freguesia para a UBS Vila Palmeiras, que é bem menor que o ambulatório, que está no mesmo local desde 1961, com pacientes que passam pela unidade a mais de 40 anos e agora governo quer espremer todo mundo na UBS Guanabara.

 

Para o Sindsep a Prefeitura está perdida. A exemplo do que pretendia fazer com o Pronto Socorro Santana, tentando transferir para o Ambulatório de Especialidade Tucuruvi.  Isso de forma desordenada que em nada ajuda a população, em um serviço que funciona muito bem da forma que está.

 

Agora o Governo quer mexer em três locais diferentes, simplesmente porque não consegue se organizar. Prejudicando população e servidores. Além disso, afirma, que será de forma provisória essas mudanças. Mas a reforma não deve durar menos de dois anos e bem sabemos que se o prédio do AE for ocupado pela Organização Social Saúde da Família não voltara mais para o seu local original. Não podemos aceitar este desmonte e precarização de um serviço tão essencial.

 

Supervisão se reúne com trabalhadores

 

Na manhã do dia 24 de março, a Supervisão de Saúde Freguesia, se reuniu com os trabalhadores do AE, para que pudessem pensar em uma nova proposta, em que não fosse necessário a mudança do ambulatório. A proposta apresentada ainda aguarda aprovação da Coordenadoria Norte de Saúde e da SMS. Até que seja resolvia a situação, a mobilização continua.

 

Trabalhadores e população se mobilizam

 

Trabalhadores e população já estão se organizando contra essa medida arbitrária do governo. População está assinando um abaixo assinado contra a transferência e no dia 28 de março, às 10 horas, será realizado um abraço simbólico no Ambulatório de Especialidades da Freguesia do Ó.