Saúde

Ambulâncias em situação precária comprometem a qualidade do atendimento do SAMU de São Paulo

22/09/2021 11:09

Veículos sem manutenção são mais uma mostra que a atual gestão municipal não está empenhada em melhorar as condições de atendimento de urgência e emergência na cidade de São Paulo.

Por Cecília Figueiredo, do Sindsep

 

A Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Anchieta, no Grajaú, zona Sul de São Paulo, ficou impedida de atender por algumas horas na noite de domingo passado (19/09), devido às más condições do veículo de suporte intermediário (SIV).
 
De acordo com denúncia recebida pelo Sindsep, a ambulância reserva que fica sediada na UBS Anchieta, estava terminando o plantão e retornando à base, quando teve um pneu furado e a equipe de servidores não tinha como fazer a substituição devido à falta de ferramentas na ambulância.
 
Segundo a denúncia, pela falta também de apoio do sistema, a equipe ficou abandonada na região do Balneário São José por um tempo até que alguns moradores ajudaram a equipe SAMU.
 
 
Ambulância reserva com pneu furado e falta de manutenção compromete atendimento.
 
Passados dois dias, a Base Anchieta, que tem apenas uma ambulância, segue com o veículo reserva rodando sem estepe. Segundo trabalhadores do SAMU, além da falta de manutenção dos carros ser um problema constante, os veículos que são encaminhados para a oficina mecânica Agricol demoram a retornar. Os carros em manutenção são substituídos por veículos reserva em estado precário, sem condições de operar.
 
Na avaliação de Lourdes Estevão, secretária dos Trabalhadores da Saúde do Sindsep, isso mostra que a atual gestão municipal não está realmente empenhada em melhorar as condições de atendimento de urgência e emergência na cidade de São Paulo.
 
"As ambulâncias, assim como as Bases do SAMU possuem problemas gravíssimos que comprometem a a qualidade e a agilidade na assistência à população. Esse é mais um exemplo da deterioração do serviço público para justificar a entrada de organizações sociais nos serviços públicos".