Saúde

Gestão Bruno Covas tenta intimidar mobilização contra a privatização da UBS Rossini

02/04/2021 11:35

Coordenadora de Saúde Sudeste cancela reunião com Sindsep e manda viaturas da GCM para ato simbólico em favor da unidade.

O Sindsep, junto com população, trabalhadores/as e conselheiros/as gestores da UBS Dr. Joaquim Rossini, na Vila Independência, região Sudeste, esteve nesta quinta-feira (1º/04) num abraço coletivo ao serviço de saúde, ameaçado pelo processo de terceirização na cidade de São Paulo, comandado pela Secretaria Municipal de Saúde. 
 
Luba Melo, coordenadora da Região Sudeste do Sindsep, explicou que numa atitude autoritária e desrespeitosa ao ato, a Coordenadenadoria Regional de Saúde Sudeste (CRSS) enviou duas viaturas da GCM para intimidar o movimento legítimo de trabalhadores/as e usuários/as.
 
 
 
 
Numa demonstração de total indisposição para o diálogo, a titular da CRSS, Nilza Piazzi, que cancelou a reunião com o Sindsep marcada para a segunda-feira (29/03), mandou uma equipe da coordenadoria para vistoriar o serviço e intimidar os  trabalhadores com a presença da Guarda Civil Metropolitana, durante o ato pacífico em favor da UBS sob administração pública.
 
 
 
O ato, que contou ainda com as presenças do vice-presidente, João Gabriel Buonavita, e Flávia Anunciação, coordenadora de Saúde Centro do Sindsep, é parte do processo de mobilização contra a ameaça de transferência da UBS Rossini para a gestão da SPDM.
 
O governo Bruno Covas realiza as tratativas para a transferência da gestão da Unidade Básica de Saúde, que é antiga referência no território, para as mãos da Organização Social (OSS) SPDM.
 

O sindicato também está apoiando um abaixo-assinado virtual, elaborado por trabalhadores e usuários, que denuncia que a terceirização não significa economia, muito menos melhoria nos serviços. O manifesto, endereçado ao secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, e ao prefeito Bruno Covas, também alerta para o risco na sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de São Paulo.

 

Clique aqui e acesse outras imagens do ato.