Saúde

População e trabalhadores não aceitam terceirização do AE Ceci

22/10/2020 14:57

Bruno Covas abandona ambulatório de especialidades, sem manutenção, preparando privatização do serviço público.

A situação de sucateamento no Ambulatório de Especialidades (AE) Dr. Alexandre Kalil Yazbek, conhecido como AE Ceci para a comunidade de Planalto Paulista, chegou a tal ponto que as fortes chuvas dessa semana deixaram o equipamento de saúde uma verdadeira piscina, impedindo a entrada ou saída de pessoas em atendimento e trabalhadores.
 
 
Print de imagem do vídeo enviado ao Sindsep
 
 
A falta de manutenção do serviço não é o único problema identificado pelo Sindsep. Referência para tratamentos de doenças de condições crônicas e infecções sexualmente transmissíveis (IST), o ambulatório está na mira do governo Bruno Covas para ser terceirizado. Padece pela falta de investimentos, poucos funcionários devido à falta de concursos e chamada de aprovados, e acumulando problemas do abandono em suas dependências.
 
 
 
 
Sem diálogo
 
O Sindsep tentou agendar reunião com a direção do AE Ceci, para dialogar sobre os problemas, mas resposta foi de que gerente só retornará de férias em novembro.
 
No último sábado (17), o Sindsep realizou plenária com trabalhadores e usuários, onde elaboraram  um diagnóstico da precariedade que atravessa o AE Ceci, seja na estrutura, suprimentos, condições de trabalho, falta de RH e desmandos por parte da gestão contra médicos e outros trabalhadores. De acordo com Luba Melo, secretária de Atenção a Mulher Trabalhadora do Sindsep, a plenária serviu para unificar sindicato, trabalhadores e usuários do conselho gestor numa luta unitária em defesa do AE Ceci.
 
Ações
 
O grupo está elaborando uma carta à comunidade, além de um documento, assinado pelo Sindsep, Conselho Gestor da unidade e movimentos de saúde, que será protocolado junto ao Ministério Público, Conselho Municipal de Saúde e outras instâncias, denunciando a situação de sucateamento que atravessa o serviço de saúde.
 
Também estão sendo programados um “Abraço ao AE Ceci contra a terceirização”, no dia 27 de outubro, às 9h, e a organização de um ato nos próximos dias em frente a Secretaria Municipal de Saúde, para denunciar o abandono pelo qual atravessa o serviço público de saúde.