Saúde

Sindsep estará na Semana Mundial de Saúde com CUT, organizações sindicais, sociais e movimentos

05/04/2021 14:03

Mobilização que terá lives temáticas com especialistas e lideranças sindicais, a partir desta segunda (5), discutirá desafios da Saúde frente ao momento mais crítico da pandemia e os impactos na população.

A partir desta segunda (5) até sábado (10), a CUT-SP, o Sindsep, SindSaúde, Simesp, CMP e movimentos sociais realizarão lives para celebrar e discutir a Semana Mundial da Saúde em Defesa da Vida. A cada dia, lideranças e especialistas discutirão temas da área de saúde que impactam a vida da população e dos profissionais dos serviços públicos, especialmente neste período em que o Brasil enfrenta o momento mais crítico da pandemia de coronavírus, com mais de 330 mil mortos, sem leitos de UTI, sem vacinação em massa, sem auxílio emergencial adequado para garantir que as pessoas se mantenham em casa e, assim, conter a circulação do coronavírus.
 
As transmissões das lives serão sempre às 18h e poderão ser assistidas nas páginas do Facebook (www.facebook.com/saopauloCUT) e YouTube (www.youtube.com/CUTSP1) da CUT-SP, e do Sindsep-SP (www.facebook.com/sindsep).
 
O Sindsep estará com a secretária de Trabalhadores da Saúde do Sindsep, Lourdes Estêvão, na Live Especial do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, na quarta-feira. O debate, que contará com uma análise de conjuntura do médico e deputado federal Alexandre Padilha (PT), ex-ministro no governo Dilma, terá ainda as participações do médico sanitarista, servidor público e professor universitário, Pedro Tourinho, da secretária-geral do SindSaúde, Célia Regina Costa, sob mediação do coordenador nacional da Central de Movimentos Populares (CMP), Raimundo Bonfim.
 
 
 
Acompanhe pelo Facebook e YouTube da CUT e pelo perfil do Sindsep https://www.facebook.com/sindsep
 
 
Saúde da Juventude, da Mulher, da População Negra e a Saúde Mental estarão sendo abordados nas lives temáticas dessa semana.
 
 
5/04 | SAÚDE DA JUVENTUDE EM DISCUSSÃO
 
Nesta segunda, o debate sobre Saúde da Juventude terá as presenças da vereadora Luana Alves (PSol), do biomédico e especialista em Administração em Saúde, Zé Alexandre, e a estudante de Medicina, Malu Corullon. A live será mediada pela médica e dirigente do Simesp, Carolina Castineira. 
 
 
Acompanhe pelo Facebook e YouTube da CUT e pelo perfil do Simesp www.facebook.com/simespmedicos
 
 
 
6/4 | SAÚDE DAS TRABALHADORAS E DOS TRABALHADORES
 
No dia 6 de abril, a live será mediada pelo químico e secretário de Saúde do Trabalhador da CUT-SP, José Freire. Neste dia, participam do debate, que terá como tema a Saúde das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, o presidente da CUT-SP, Douglas Izzo, a médica e pesquisadora em saúde do trabalhador, Maria Maeno, a psicóloga e interlocutora de Saúde do Trabalhador no Grande ABC pela Secretaria Estadual da Saúde, Eliana Pintor, e a bancária, dirigente sindical e conselheira estadual de Saúde de São Paulo no segmento Usuário, Ivanice da Silveira.
 
 
Acompanhe pelo Facebook e YouTube da CUT
 
 
Os movimentos sindical e sociais que participam da iniciativa cobram ugência num Plano Nacional de Imunização em massa, a volta do auxílio emergencial no valor de R$ 600 até o fim da pandemia, a revogação imediata da Emenda Costitucional 95, que confgelou os gastos com saúde e outras áreas sociais até 2036, a defesa do SUS e o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL), considerado um dos grandes responsáveis pelos desgoverno do País e descontrole da pandemia que já matou mais de 330 mil pessoas.