Saúde

SINDSEP lança nota de apoio ao médico sanitarista Gonzalo Vecina

02/02/2023 10:15

A direção também repudia os ataques do Cremesp ao médico, que além da defesa ao programa Mais Médicos para solucionar a falta de profissionais em regiões mais distantes do país e periferias dos grandes centros, criticou o coporativismo na Lei do Ato Médico.

O Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep-SP) vem a público defender o posicionamento do médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto em favor do programa Mais Médicos e sua crítica à Lei do Ato Médico, além de repudiar os ataques sofridos por instituições corporativistas.
 
O médico sanitarista, que foi partícipe da construção do Sistema Único de Saúde, secretário municipal de Saúde em São Paulo, quando da reconstrução do SUS na Capital, e presidente da ANVISA, não sugere aleatoriamente o programa como uma das soluções ao problema da falta de médicos em regiões distantes do país e nas periferias dos grandes centros. 
 
Durante entrevista ao Jornal da Cultura (TV Cultura, em 4/01), ao fazer a defesa do programa que em cinco anos (2013-2018) mudou o cenário da cobertura assistencial primária da saúde no Brasil, e também defender a ampliação do campo de atuação de outros profissionais responsáveis pela saúde, empunha uma única bandeira: que o SUS seja de todos e para todos, sem exceção.
 
Não é justo que uma pequena casta que não vivencia os horrores da saúde pública, não queira mitigar os dramas ocasionados pela falta de profissionais médicos na Assistência Primária e nem compartilhar o cuidado com outros profissionais tão imprescindíveis quanto no fazer saúde, repudie sua fala, como o faz em nota o Cremesp.
 
O Sindsep entende que a reação ao que foi defendido se deve a uma postura corporativista, que busca a preservação de “mercado”, além de uma oposição sempre escancarada ao governo Dilma Rousseff, que foi quem implementou o programa Mais Médicos, com seu então ministro da Saúde, o médico infectologista Alexandre Padilha.
 
O Sindsep, que representa trabalhadoras e trabalhadores dos serviços públicos e defende saúde pública, de qualidade e para todos e todas cidadãos/ãs, como direito constitucional e inalienável, repudia o tratamento desrespeitoso do Cremesp ao médico sanitarista Gonzalo Vecina, que ao atacá-lo deixa claro sua defesa: o bem particular acima do bem público.


Direção do SINDSEP

02/02/2023