Saúde

Sindsep participa da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que foi marcada por atos em defesa do SUS

12/08/2019 11:25

Dirigentes do Sindsep, participaram da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que aconteceu entre os dias 4 e 7 de agosto, em Brasília, que este ano teve como tema Democracia e saúde: saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS.  

 

A Conferência foi construída com um longo percurso, com a realização de cerca de três mil etapas municipais, 27 etapas estaduais e distritais, 62 conferências livres, como também outros eventos preparatórios. Todo esse processo foi realizado com muitas dificuldades, pois muitos prefeitos, governadores e governo federal não facilitaram em nada a realização desse importante evento.

 

Mas apesar de tudo a Conferência foi realizada. Isso se deu pela garra, determinação e do compromisso das lideranças dos movimentos de saúde, principalmente dos segmentos dos usuários e trabalhadores, que tinham muita clareza da importância deste evento, principalmente nesta conjuntura de ataque aos direitos dos trabalhadores, desmonte do sistema de seguridade social, onde o SUS é parte do tripé que compõe esse sistema.

 

Na abertura oficial do evento, o governo pode sentir a resistência da maioria dos cinco mil delegados, que receberam o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, com uma grande vaia. Já no segundo dia de conferência, aconteceu uma grande manifestação, organizada pelos sindicatos e Centrais sindical, movimentos sociais, e contou também com vários parlamentares comprometidos com a defesa do SUS.

 

O Sindsep junto com delegados de diferentes segmentos e localidade, chegaram ao entendimento de que a Conferência teve um resultado positivo. Pois a maioria dos delegados tinham consciência da conjuntura política e econômica, e que o SUS está sobre ataque.

 

As dificuldades para a realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde, não foram por acaso, elas tinham como propósito o esvaziamento do evento.  Essa percepção acabou contaminando a conferência, gerando unidade e foco, além de fortalecer a resistência em defesa do SUS. O que garantiu que as principais propostas de defesa, fortalecimento do sistema público de saúde, concurso público, entre outras propostas importantes, fossem aprovadas.

 

Foram aprovadas 56 moções que marcaram o posicionamento do evento em relação a diversos temas ligados à saúde. Entre eles, a garantia de direitos, medicamentos, assistências integrais, financiamento adequado e fortalecimento do SUS. As moções buscam tornar o SUS mais forte e reiteram a garantia dos direitos constitucionais.

 

Porém é importante ressaltar que estas propostas só serão implementadas se os segmentos dos trabalhadores e usuários estiverem unidos e organizados juntos aos movimentos sindicais e sociais para mobilizar a população e trabalhadores em defesa do SUS, com assistência a saúde e com qualidade, que só será possível com investimentos, concurso público e condições adequadas de trabalho.

SAÚDE: DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO