Saúde

VITÓRIA | Sindsep, trabalhadores e representantes da população retomam o Hospital do Campo Limpo das mãos do Albert Einstein

21/08/2020 11:03

Trabalhadores do Hospital Municipal do Campo Limpo comemoraram a volta aos setores para retomar seus postos, afirmando que 'a luta vale a pena' e mandando o recado: 'Fora Einstein'.

Por Cecília Figueiredo, Pedro Canfora e Letícia Kutske, do Sindsep
 
 
Após uma luta que dura mais de um mês, Sindsep, trabalhadores do Hospital Municipal do Campo Limpo, movimento popular de saúde, conselheiros gestores e população ganharam a queda de braço com o governo Covas. 
 
Protesto em carreata foi até a frente do Hospital Albert Einstein, em 24 de julho. Foto: Cecília Figueiredo
 
Neste exato momento, servidores estão retomando seus postos de trabalho. Esse foi o desfecho da reunião, nesta manhã de sexta-feira (21), entre Sindsep, trabalhadores, direção do Hospital Municipal do Campo Limpo e representante da Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo após o Tribunal de Contas do Município ter mandado o governo Covas suspender o processo de terceirização do hospital na zona Sul para a organização social Hospital Israelita Albert Einstein, em razão de várias irregularidades no processo, inclusive a falta de chamamento público, a OSS mantinha-se dentro do hospital, advertindo servidores, dispensando usuários, inclusive aqueles com cirurgias agendadas. 
 
 
Ato na quinta-feira (20), em frente ao HM Campo Limpo.| Foto: Pedro Canfora
 
A proposta do governo na última quarta (19), após nova recomendação do TCM de suspensão da terceirização, era que o hospital fosse retomado pela administração direta apenas em 31 de agosto. Trabalhadores e usuários rejeitaram, bateram o pé, comparecendo aos plantões, verificando as irregularidades e realizando atos e denúncias. 
 
Nesta manhã o hospital está sendo devolvido aos servidores, que estão emocionados e comemorando a luta em favor do serviço público para a população. "A luta vale", gritam os servidores dentro do auditório. 
 
“Nós vamos passar nos setores para que os coordenadores organizem o retorno aos postos de trabalho, ok?”, orientou a coordenadora dos setores do Hospital Municipal de Campo Limpo, que em tom de comemoração recebeu como resposta dos servidores: “vitória do Campo Limpo”.
 
 
 
A dirigente do Sindsep, Lourdes Estêvão, bastante prestigiada pelos trabalhadores do hospital, afirmou que a vitória pelo serviço público é resultado da unidade entre trabalhadores, população e movimentos sindical e populares. “Quero agradecer a cada companheiro e companheira, porque essa é uma vitória de toda a região do Campo Limpo. Nós ganhamos uma etapa, mas se estamos vivendo um novo normal, hoje estamos assumindo, mas queremos nesse novo normal equipamentos para trabalhar, condições para oferecer a melhor assistência à população, respeito aos profissionais, para fazer o que nós mais sabemos fazer: atender a população. Se esse novo normal não chegar, estaremos nas ruas”, avisou a secretária de Trabalhadores da Saúde do Sindsep, acarinhada pelos profissionais que gritavam: “a luta vale a pena” e “Fora Einstein”.
 
Comemoração dos servidores após a reunião.
 
O conselheiro gestor do Hospital do Campo Limpo, Bigode Viana, reforçou: "não vamos desistir, como disse a Lourdes, ganhamos uma batalha, mas seguiremos em luta; conte conosco".
 
 
Assista ao vídeo
 
Confira fotos na galeria:
 
Sindsep e trabalhadores na luta pela retomada do Hospital Campo Limpo
 
Trabalhadores e usuários do Hospital do Campo Limpo exigem retomada da unidade já!
 
Ato público dos trabalhadores do Hospital Municipal do Campo Limpo
 
Protesto em frente ao gabinete do prefeito Bruno Covas
 
Manifestantes vão ao Einstein dizer que não vai ter terceirização no Hospital de Campo Limpo 
 
Trabalhadores e usuários tomam a rua para defender o Hospital do Campo Limpo ameaçado de privatização por governo Covas