SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Direitos Humanos

09/04/2020 - 16:23

Acolhimento do Governo Covas | Faltam técnicos e EPI em serviço de atendimento a vulneráveis do centro



Como vem fazendo em vários serviços essenciais do Município de São Paulo que estão atendendo à população em meio à crise sanitária, a direção do Sindsep esteve na manhã da última quarta (8), no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) Santa Cecília, na Rua Mauá, Santa Ifigênia, centro de São Paulo.

 

Aglomeração na porta do Centro Pop Santa Cecília demonstra aumento da população mais vulnerável.

 

Dentre os principais problemas relatados pelos trabalhadores ao presidente do Sindsep, Sérgio Antiqueira, e o diretor do sindicato, Alexandre Giannecchini, durante a visita, estão a falta de equipamentos de proteção individual e de técnicos para o atendimento no Centro Pop que teve aumento expressivo da demanda pelo auxílio emergencial.

 
O equipamento da Assistência Social do Município deve atender a famílias e indivíduos nas mais diversas situações de vulnerabilidade social ou violação de direitos, e o Sindsep constatou logo cedo muita aglomeração da população em situação de rua, falta de orientação do governo Covas aos trabalhadores, além da ausência de proteção para realização do atendimento.
 
Na avaliação do presidente do Sindsep, o déficit de funcionários, pela falta de contratação emergencial e chamada de concursos públicos, piora a situação de avanço da epidemia, pois não há quem coordene as filas, limite o distanciamento entre as pessoas, além de colocar em risco a saúde dos profissionais. 
 
As imagens também confirmam a falta de políticas públicas efetivas para responder o crescimento da população em situação de vulnerabilidade social, dormindo em torno do Centro Pop Santa Cecília.
 
Confira o vídeo da visita
 
 
Único distanciamento que existe no Centro Pop é do governo Covas às demandas da população em situação de rua.
[voltar]