SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Educação

16/12/2020 - 18:05

Sindsep consegue que a Coordenadoria dos CEUs retome o diálogo com trabalhadores/as

O Sindsep esteve nesta quarta-feira (16) reunido com a Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) para debater pautas importantes aos trabalhadores/as que vêm sendo solicitadas ao governo desde o início da pandemia. 
 
Na reunião, solicitada em sucessivos ofícios há dois meses, os dirigentes do Sindsep, Luba Melo (Atenção a Mulher Trabalhadora) e Maciel Nascimento (Trabalhadores da Educação), junto com o  analista de Esportes, Ricardo Cardia, discutiram a problemática da falta de diálogo por parte da Secretaria Municipal de Educação com os/as trabalhadores/as, a decisão autocrática de retomada das aulas em 10 de novembro em período de aumento das contaminações por Covid-19. “Temos vários relatos de analistas que foram contaminados após a retomada definida em pleno ascenso de casos de coronavírus na cidade e no Estado de São Paulo. E viemos dialogar com Coceu sobre essa situação complicada”, disse Luba Melo. 
 
Acompanhada por sua equipe, a Coordenadora da COCEU, Fátima Brum, apresentou argumentos que reafirmaram a necessidade de diálogo, tais como dados desencontrados pelos levantamentos do Sindsep e Governo.
 
 
A coordenadora do Coceu, Fátima Brum, ouve demandas apresentadas pelo dirigente do Sindsep
 
Durante a mesa, os representantes dos/as trabalhadores/as defenderam como parte prioritária da pauta de reivindicação: testagem para todos/as com levantamento de quem ainda não foi testado/a; apresentação de um Parecer Técnico da Secretaria Municipal de Saúde sobre a retomada das aulas; reabertura de Mesa Bilateral Permanente entre Sindsep e COCEU; após renegociação,  orientar a rede sobre a recuperação da aprendizagem, além da definição sobre o papel do/a Analista nesse processo de aprendizado. Também foi reivindicada a abertura de negociação do apontamento de frequência a quem participou de atos, em 10 de novembro, em defesa da vida e contra a retomada das atividades presenciais; e a presença dos/as representantes e trabalhadores/as no debate do processo de terceirização dos 12 novos CEUs.
 
Na avaliação do secretário dos Trabalhadores da Educação, Maciel Nascimento, as duas horas de debate foram importantes para a negociação. “Foi muito importante este aceno de COCEU pelo reestabelecimento  do diálogo. Louvável a iniciativa de reunir toda a equipe para apontar questões importantes e participar deste processo negocial. Sabemos que pensando juntos, todos ganham: servidores, população usuária, o governo e tb o SINDSEP, que cumpre o seu papel de representação das/os Trabalhadoras/os e ao mesmo tempo prima por um serviço público de qualidade.
 
Luba acrescentou que outro aspecto positivo foi o compromisso de retomada das mesas permanentes dos analistas de CEUs. A primeira já está sendo solicitada para a segunda quinzena de janeiro ou antes disso, a depender dos acontecimentos e ela antecipa o que estará na pauta da retomada.
 
“A última mesa com os analistas foi em janeiro deste ano, quase 12 meses sem diálogo com a SME. Entendemos como algo bastante positivo essa retomada da mesa permanente, porque nela poderemos debater o processo de terceirização dos 12 novos CEUs. Queremos entender como se dará esse processo, uma vez que a terceirização é extremamente danosa à população, aos trabalhadores e trabalhadoras”, disse a dirigente.
 
Para Ricardo Cardia, analista de Esportes, a abertura do canal de diálogo contribui para que os servidores possam ter mais claro o seu papel em defesa de uma educação humanizadora, com reconhecimento do importante trabalho que desenvolvem. “Buscaremos sempre pautar o porquê nós analistas não temos acesso aos cargos de coordenação, por exemplo".
 
O Sindsep segue atento a toda e qualquer problemática que possa envolver este importante equipamento para a cidade e em especial, ao território. Quando temos servidores públicos valorizados e construção coletiva de propostas de atuação, quem ganha é a população que precisa e usa os serviços públicos.
[voltar]