SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Educação

25/03/2021 - 22:45

Sobre a resposta da SME à pauta de reivindicações da greve pela vida

O Sindsep informa e divulga à categoria o retorno da Secretaria Municipal de Educação referente a Pauta de Reivindicações da Greve Pela Vida, ao final da tarde de hoje. O Fórum das  Entidades agendou uma reunião do Comando de Greve Unificado para amanhã as 10 horas e em seguida a publicação de uma Nota Pública as trabalhadoras/es, garantindo  analise dos pontos apresentados pelas respectivas direções das entidades, após o recebimento do retorno. Assim pretende uma  publicação de Boletim de Greve, com posição unitária respondendo cada item da resposta do documento apresentado pelo governo.

Nos dirigimos aos Comandos Regionais de Greve da Educação pela Vida que mantenham a mobilização. O Sindsep proporá submeter a proposta à assembleia geral unificada da Educação.

?Veja quadro comparativo elaborado pelo Sindsep com as reivindicações do Fórum de Entidades X Resposta da SME e a Análise do Sindsep
h
ttps://sindsep-sp.org.br/materiais/documentos/quadro-comparativo-reivindicacoes-do-forum-x-resposta-da-sme-e-analise-do-sindsep

Veja ANÁLISE PRELIMINAR DO SINDSEP encaminhada ao Fórum de Entidades sobre cada item da resposta:
 
1. O recesso está suspenso porque há, em 26/03, o início de feriados na cidade.
 
ANÁLISE DO SINDSEP: O Sindsep encaminhou o pedido de suspensão do recesso, por conta dos feriados, mas a SME não aponta em que período o recesso seria retomado. Discutiremos a proposta de que, se necessário seja retomado em 05 de abril, porém extensivo a todos os demais profissionais da Educação.
 
2. Haverá aumento do prazo (pela segunda vez) para a entrega dos relatórios médicos dos servidores afastados por comorbidades.
 
ANÁLISE DO SINDSEP: Importante que este prazo seja bem extenso, pois ainda não há condições para que trabalhadores busquem unidades médicas para requerer tal declaração. Ainda mantemos a reivindicação da revogação do Anexo sobre as comorbidades da IN 07.
 
3. A Secretaria de Educação se compromete a avaliar, em conjunto com a Secretaria de Saúde - autoridade competente para discutir questões sanitárias -, antes do retorno presencial às aulas, e só retornar se os indicadores da Saúde assim permitirem;
 
ANÁLISE DO SINDSEP: Exigimos incluir as entidades de classe na avaliação dos indicadores.

4. Avaliar as condições sanitárias da cidade, inclusive da cobertura vacinal, para a possível retomada das atividades presenciais;
 
ANÁLISE DO SINDSEP: Participação das entidades sindicais na avaliação das condições sanitárias para a retomada das atividades presenciais.
 
5. Testagem em massa de Profissionais que atuam na Educação antes da retomada de atividades presenciais;
 
ANÁLISE DO SINDSEP: Queremos que a testagem periódica seja na totalidade de profissionais de educação, bem como dos estudantes até o fim da pandemia, com rastreamento/monitoramento dos casos.
 
6. Inclusão dos Profissionais de Educação em programa emergencial de vacinação, em conformidade com a organização do calendário a partir do dia 12 de abril. A Secretaria de Educação se compromete a criar toda a infraestrutura necessária para que o processo de vacinação aconteça da forma mais rápida possível, disponibilizando equipamentos e apoio à SMS.
 
ANÁLISE DO SINDSEP: Entendemos como preocupante sem logística adequada) a vacinação se dar nas unidades escolares. Tal atividade deve envolver, em especial, profissionais treinados pela SMS. Acreditamos ser possível antecipar a vacinação para 05.04, bem como garantir o retorno após a aplicação da 2° dose.
 
7. Planejamento e reorganização dos bimestres letivos, considerando a necessidade de readequação dos ciclos de aprendizagem, recuperação e reforço escolar até 2025;
 
ANÁLISE DO SINDSEP: Incluir as entidades sindicais no debate de planejamento e reorganização dos bimestres.
 
8. Planejamento da entrega dos Tablets para todos os estudantes, notebook para os professores, e assim que fecharmos os cronogramas, informaremos as entidades, se for de interesse. Importante ressaltar que a pandemia afetou consideravelmente a fabricação e entrega de equipamentos de tecnologia, o que tornou moroso nosso processo.
 
ANÁLISE DO SINDSEP: Distribuição dos tablets e cartão-alimentação com logística própria, sem o envolvimento das unidades escolares.
 
9. Com relação à greve, iniciada no dia 10/02, o corte do ponto já foi efetuado neste mês, tendo sido antecipado para 25/03 o pagamento do salário (por conta dos feriados).
 
ANÁLISE DO SINDSEP: Pagamento de março com folha suplementar até 31.03.

- - 

Leia no link: a resposta da SME:
https://sindsep-sp.org.br/materiais/documentos/greve-da-educacao-pela-vida-resposta-da-sme-a-pauta-de-reivindicacoes-do-forum-de-entidades
 
SINDSEP | Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo.
[voltar]