SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Funcionalismo

18/09/2019 - 10:13

A palestra a política é pública, meu corpo não, fez parte das atividades da Sipat no HSPM

A convite da coordenadora da região Centro do Sindsep, Flávia Anunciação, a diretora da Secretaria da Mulher Trabalhadora, Luba Melo, realizou uma apresentação na tarde desta terça-feira, 17 de setembro, no Hospital do Servidor Público Municipal – HSPM.

 

Com o tema: A política é pública, meu corpo não”, a palestra apresentada fez parte das atividades da Sipat que acontece no HSPM. 

 

Dentro da temática do assédio sexual foram abordados os temas: assédio sexual, violência no trabalho, machismo, racismo e LGBTQFOBIA.

 

A palestra contou com a participação das assessoras da Secretaria de Formação Lenir Viscovini e Andrea Oliveira, que fazem parte do Comitê de Combate ao Assédio Sexual do Sindsep-SP.

 

Durante as intervenções dos presentes, um servidor ao realizar sua fala reconhece que vive violência estrutural, trabalhando diariamente num dos maiores hospitais de São Paulo, já no seu limite físico e mental, com recursos escassos, pouca equipe, estrutura precarizada e num sistema em que cada vez mais aumenta a demanda da população por atendimento médico. 

 

Assim sendo, "o termo violência estrutural foi cunhado pelo sociólogo norueguês Johan Gultang. No artigo de 1969, “Violence, Peace and Peace Research”, ele argumentou que violência estrutural explicava o poder negativo das instituições sociais e dos sistemas de organização social entre as comunidades marginalizadas."

 

A violência estrutural está presente na cartilha produzida pelo Sindsep em parceria com a FES -Fundação Friedrich Ebert, “A política é pública, meu corpo não”.

 

 

[voltar]