SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Funcionalismo

26/11/2021 - 16:41

Balanço da greve contra o Sampaprev 2 e enfrentamento a PEC 32: Plenária do CRR discute continuidade da luta

Sindsep realizou a última plenária de CRR – Conselho de Representantes Regionais do sindicato, de 2021, na manhã, desta sexta-feira (26), e teve como ponto de pauta avaliação da greve contra o Sampaprev 2 e a luta contra a PEC 32.
 
 
A abertura do encontro foi com a apresentação de um vídeo sobre a luta dos servidores contra o PLO 07/21 (Sampaprev 2), aprovado em meio a truculência do governo com os servidores, no dia 10 de novembro. 
 
 
Sérgio Antiqueira, presidente do Sindsep, fez um balanço da greve, da mobilização da categoria, que nessa greve, diferentemente de 2018, houve uma dificuldade maior na construção da união entre as categorias e entidades sindicais. Ainda falou sobre a reunião que ocorreu na última quarta-feira (24), do Fórum das Entidades, com Fabricio Cobra da Secretaria Executiva de Gestão, para dialogar sobre os dias parados. 
 
 
No relato da reunião registrou o fato de que o representante do governo abordava a discussão colocada pelos sindicatos com uma postura ironica e até agressiva.
 
 
O presidente do Sindsep ainda reforçou que as entidades vão continuar na luta para que os servidores que tiveram o ponto cortado, o governo faça o estorno dessas faltas. 
 
 
O vice-presidente, João Gabriel Buonavita, também falou sobre a greve dos servidores, lembrando a resiliência, pois foi uma batalha muito dura contra o governo e que enfrentaram 4 versões de Sampaprev e que em todas houve luta por parte do funcionalismo público da cidade. João Gabriel também abordou a união das entidades do funcionalismo e destacou o lugar do Sindsep na construção desta unidade. 
 
 
Em relação as ações contra o PLO 07/21 aprovado, falou que as entidades sindicais não podem entrar com ações para falar que ele é inconstitucional, mas que as federações e confederações, podem. Sindsep já está dialogando com a Confetam para que possam tomar essa medida jurídica. 
 
 
Lourdes Estevão, secretária dos Trabalhadores da Saúde, lembrou que estamos vivendo o pior momento dessa geração, que em cinco anos foram ataques em cima de ataques e que eles vão continuar. Ainda lembrou da importância dos servidores, que estão lutando, estão se movimentando, que se não fosse assim, os ataques seriam ainda piores. 
 
 
“Se não estivéssemos fazendo isso, teríamos mais trabalhadores mortos. Teríamos mais contaminados e muito mais sequelas. Penso que é nessa perspectiva que temos que avaliar esse ciclo. Que estamos vivendo pior momento da nossa geração e não temos alternativa a não ser espernear, lutar.”
 
 
Maciel Nascimento, secretário dos Trabalhadores da Educação, parabenizou todos os trabalhadores e trabalhadoras de todas as categorias pela greve contra o Sampaprev 2. O secretário ainda falou sobre o Fórum das Entidades da Educação que está trabalhando para dialogar com o governo os dias parados dos trabalhadores da educação. 
 
 
Vlamir Lima, diretor da pasta Políticas Intersindical e solidariedade e responsável por acompanhar a luta contra a PEC 32 (Reforma Administrativa), falou sobre a luta contra esse projeto. Segundo entidades que representam as três esferas de servidores (Federal, Estadual e Municipal), governo ainda tem dificuldades para conseguir os votos necessários para aprovar o projeto. 
 
 
Mas que os servidores devem ficar alertas, pois assim como o governo conseguiu se articular para votar a PEC 23, dos precatórios, pode conseguir para a Reforma administrativa também, que pode entrar em pauta de votação até 17 de dezembro. 
 
 
Se o projeto não foi votado até o momento é devido a mobilização dos servidores. De terça a quinta em Brasília, caravanas de entidades sindicais do país inteiro realizam mobilizações. Ainda foi tirado o dia 8 de dezembro, como Dia Nacional de Luta contra a Reforma Administrativa.
 
 
Após as falas dos dirigentes servidores realizaram intervenções e foi aberto o segundo bloco da plenária com falas dos coordenadores de região do Sindsep. 
 
 
Lucianne Tahan, coordenadora da Região Noroeste e agente de combate a endemias, falou sobre o enfrentamento as terceirizações nas UBS e que agora querem realizar nos ambulatórios de especialidades. Mas também lembrou das vitórias.
 
 
Como a não terceirização da UBS Chácara Inglesa, após mobilização do sindicato, trabalhadores e usuários, que entregaram documentos para a secretaria de Saúde e conseguiram que recuassem na proposta de entrega para uma OS.  Outra vitória foi a não terceirização do Ambulatório de Especialidades de Pirituba, que após atividade na unidade. 
 
 
Laudicéia Reis, coordenadora da Região Sul I e agente de endemias, lembrou sobre o histórico de luta e organização da sua região. Ainda falou sobre a luta travada no Hospital do Campo Limpo em meio a pandemia da Covid-19, para que não fosse entregue para o Albert Einstein e que sindicato, população e servidores saíram vitoriosos. 
 
 
A dirigente ainda enalteceu a luta na região feita pela dirigente Lourdes Estevão e da parceria das duas. Em relação a greve, sua avaliação foi positiva na região. Pois houve trabalhadores que nunca participaram de uma greve, estava presentes nessa. 
 
 
Ejivaldo do Espírito Santo, coordenador da Leste 2, falou sobre os desafios de coordenar uma região com tantas unidades e afirmou que é um local que participa muito das lutas. O dirigente ainda declarou que agora é momento de ir às unidades para discutir os projetos e leis aprovados, e para fazer o balanço da greve. 
 
 
Charles Monteiro, coordenador da Leste 1 e AGPP do Hospital Alípio Correa Neto, falou sobre este período de greve, momento árduo e de trabalho intenso, pois sempre que surge uma greve, surge junto muitas dúvidas. 
 
 
Segundo o dirigente foram muitos diálogos nas unidades e que da surpresa de pessoas que nunca participaram de uma greve estarem presente nessa. Lembrou também da truculência da GCM, que dessa vez foi pior que em 2018.
 
 
Encaminhamentos para seguirmos a luta a avançarmos
 
 
Ao final das falas participantes fizeram questionamentos e foi realizado os encaminhamentos da plenária. 
 
 
Foi tirada uma comissão para iniciar uma campanha de arrecadação para o fundo de greve, para os servidores que tiveram seu ponto cortado. 
 
 
Sérgio Antiqueira falou sobre a proposta que está sendo discutida no Fórum de Entidades para a realização de uma plenária ampliada. Enquanto isso, o Sindsep está terminado a elaboração de um boletim abordando o PLO 07/21 e demais projetos que o governo aprovou para ajudar nos diálogos nos locais de trabalho.  
 
 
Ainda reforçou a importância da organização de uma atividade na cidade de São Paulo, no dia 8 de dezembro, Dia Nacional de Luta contra a PEC 32 (Reforma Administrativa). Também a construção de um ato na inauguração do Vale Anhangabaú, com um memorial aos servidores que perderam a vida para a Covid-19.
[voltar]