SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Funcionalismo

21/09/2021 - 16:57

CALCULADORA DO SINDSEP: Veja como a proposta do governo altera sua remuneração e compare com as perdas acumuladas

 

Ninguém aguenta mais a situação salarial dos Agentes de Apoio, dos AGPPs e ASTs. A inflação engoliu nosso dinheiro: no mercado, na conta de luz, no botijão de gás, no posto de gasolina. O preço de tudo sobe e a prefeitura deixa nossa categoria sem valorização há 8 anos.

A luta do Sindsep é por uma reestruturação da carreira com valorização. O governo, intransigente em 2019 diante da nossa greve, congelou as negociações por dois anos. Mas, devido a pressão, não mandou aquele projeto indecente apresentado na época.

 

Não vamos dar cheque em branco
Retomado o diálogo, o governo apresentou uma proposta de tabelas de reestruturação em 3 anos. Uma reivindicação persistente do Sindsep por se tratar de subsídio, no entanto, os reajustes nas tabelas entre 2022 e 2023, e entre 2023 e 2024 é de apenas 3,5% ao ano. Bem menos que a inflação dos últimos 12 meses e ultra distante das perdas acumuladas em 51% de maio de 2013 a abril desse ano.

Conforme os dados sobre a remuneração do NB e do NM apresentados pelo governo em 2019, o Sindsep calculou que mais de 86% dos servidores ativos já ganham mais do que a proposta em subsídio. O mesmo acontece para mais da metade dos aposentados. Os que ganham menos, é por conta de terem se aposentado antes de 2011 sem Gratificação de Atividade. Ou seja, vão recebê-la com 10 anos de atraso. E ainda há o risco do governo mandar para a Câmara o Sampaprev 2, descontando 14% dos aposentados que ganham até R$ 6.433,57. E não sabemos se há surpresas para os ativos. Ou seja, o que dão com uma mão, tiram com a outra mão grande.

Além das tabelas em subsídio, os servidores ativos devem observar quando teriam a nova progressão, pois o governo concordou em carregar o tempo na categoria atual para a carreira proposta com progressão a cada 18 meses. Também, aposentados no B10 ou M15 que permaneceram nessa categoria por 2 anos antes de se aposentarem poderiam, na proposta, subir uma referência (B11 ou M16) na nova carreira.

Para que os servidores possam entender os efeitos da proposta, o Sindsep produziu a CALCULADORA DO NB E NM. Estamos disponibilizando-a em fase de teste (beta) para irmos melhorando o mecanismo.

A calculadora também mostra como ficaria sua situação se o governo atendesse a reivindicação das perdas (51,38%). Mas o único objetivo do governo com essa proposta é aumentar o início da carreira do nível médio pela dificuldade de terceirizar esse setor. Só conseguimos incluir o nível básico, quase totalmente terceirizado hoje, e melhorar a proposta porque fizemos muita pressão desde 2019.

 

 

Informe o sindicato sua opinião

Pedimos a todos que, após utilizarem a calculadora, cliquem no link abaixo para registrarem sua opinião e dúvidas sobre a proposta. Com isso, queremos ter a avaliação da categoria para construir a organização dos trabalhadores por essa luta que ainda está em construção.

 

Vamos à luta: valorização já!

Em cada unidade de trabalho temos de conversar sobre esse assunto com todos os Agentes de Apoio, AGPPs e ASTs para que tomem pé da situação e participem desta luta. Só a luta pode forçar a negociação do governo. Peça a todos que façam o preenchimento da calculadora e respondam o formulário.

Não podemos dar nenhum cheque em branco para o governo.

 

Use a Calculadora do NB e NM

Tenha seu holerite em mãos para fazer o preenchimento da calculadora.

Versão para Celular: https://sindsep-sp.org.br/calculadora-nb-nm-celular

Versão para Computador https://sindsep-sp.org.br/calculadora-nb-nm

Dê sua opinião sobre a proposta: https://forms.office.com/r/S7HbQjh3Xf

 

[voltar]