SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Funcionalismo

08/07/2021 - 20:31

Dia da Luta Operária homenageia trabalhadores da saúde contra a Covid-19

A data lembra do assassinato do sapateiro anarquista sindicalista José Martinez pela polícia de São Paulo e que foi o estopim da Greve Geral de 1917

 

O Dia da Luta Operária de 2021, no próximo dia 9 de julho, homenageará cinco trabalhadoras e trabalhadores da luta em defesa do movimento operário brasileiro, pela liberdade e pela democracia no Brasil. Também serão agraciados profissionais que atuam na área da saúde pela luta da categoria contra a pandemia de Covid-19.



Os homenageados são: Lourdes Estevão (enfermeira, diretora do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo); Lenina Pomeranz (professora da USP e primeira mulher a ocupar o cargo de diretor-técnico do Dieese); Hugo Perez (ex-presidente da Federação dos Urbanitários de São Paulo e idealizador da 1ª Conclat de 1981); Ubiratan de Paula Santos (médico pneumologista do Ambulatório de Doenças Respiratórias Ocupacionais do Incor); e José Campos Barreto, o Zequinha Barreto (liderança metalúrgica de Osasco assassinado pela ditadura militar).

 

Para a médica e secretária executiva da CUT-SP Juliana Salles, a data é essencial para que a luta da classe trabalhadora seja lembrada e que os profissionais de saúde, na linha de frente na pandemia do covid-19, sejam exaltados.

 

"Isso nos lembra da importância da nossa organização e é por isso que a CUT se soma às demais centrais e se organiza para relembrar a história da classe trabalhadora. Fazer esse resgate é organizar a nossa luta", contou.

 

Neste ano, por conta da pandemia, o evento acontecerá de forma híbrida: com uma pequena presença de público e com transmissão pela internet.

 

Serviço:

- DIA DA LUTA OPERÁRIA – 9 DE JULHO

Ato político e homenagem a trabalhadoras e trabalhadores


- LOCAL (Evento híbrido): Rua Tabatinguera, 192, São Paulo, e transmissão ao vivo no Facebook e Youtube do vereador Donato (@donatopt) e das centrais sindicais


- HORA: 18 horas

 

[voltar]