SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Notícias

18/06/2020 - 10:51

Confetam-CUT completa 20 anos de lutas e conquistas em favor dos servidores públicos

Entidade representa a organização máxima de representação dos servidores municipais brasileiros.

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal - Central Única dos Trabalhadores (Confetam-CUT) completa 20 anos de sua fundação, nesta quinta-feira (18/06).
 
Hoje, celebramos duas décadas de lutas e conquistas da entidade máxima dos servidores municipais brasileiros, que nasceu para organizar o ramo no Brasil e nas Américas!
 
A Confetam reúne hoje 17 federações em sua composição. Ao todo, são aproximadamente 1,4 milhão de trabalhadores(as) de 842 sindicatos filiados na luta pelo trabalho decente e pelo Serviço Público de qualidade, principal bandeira da Confetam/CUT.
 
 
 
 
Lutas e conquistas 
 
Dentre as lutas e conquistas históricas, destaca-se o estabelecimento da Campanha Salarial Unificada dos Servidores Municipais, estratégia que hoje garante uma pauta de reivindicações fortalecida em todo o país, em favor dos diretos básicos da categoria. Foi a partir desta ação que a Confederação reforçou, inclusive, a luta pelo cumprimento do direito constitucional ao salário mínimo, reduzindo o número de servidores públicos municipais que recebiam menos do que a remuneração base legal.
 
A Confetam/CUT também batalhou pelo Piso Nacional do Magistério e pelo Piso dos Agentes de Saúde e Endemias. Atualmente, a Confederação investe na capacitação da sua rede para garantir o cumprimento da Leis Federais que ainda são negligenciadas por gestores municipais intransigentes.
 
Sua atuação também tem sido forte na discussão e construção de envolvem políticas públicas, por meio da participação nas conferências de Saúde, Assistência Social, Comunicação, Educação, dentre outras. A conferação é integrante da Mesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e tem fomentado a reflexão social na promoção de eventos para discutir pautas prioritárias como a educação inclusiva, a terceirização, os direitos das mulheres e a igualdade de oportunidades.
 
O trabalho desenvolvido levou à visibilidade do ramo dos servidores municipais dentro da Central Única dos Trabalhadores (CUT), maior entidade sindical da América Latina. Do mesmo modo, a Internacional de Serviços Públicos (ISP) também reconheceu a importância da Confetam/CUT na luta pelo Serviço Público de qualidade.
 
#18deJunho #AniversárioDaConfetam #Confetam20Anos #EmDefesaDosServidoresPúblicos #EmDefesaDosServiçosPúblicos
[voltar]