SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Saúde

24/02/2023 - 12:19

Agentes de Endemias ajudam as vítimas das chuvas no litoral Norte

Agentes de Endemias da cidade de São Paulo estão trabalhando voluntariamente desde quarta-feira (22), no Fundo Social, no Jaguaré Zona Norte, ajudando com as doações para as vítimas das chuvas do litoral Norte. 

 

 

Segundo agentes, na quarta-feira ao chegarem a suas unidades, foi pedido para que algumas pessoas se voluntariassem para ajudar no Fundo Social. Algumas unidades disponibilizaram carro para levar os servidores voluntários.

 

No local que é do governo Estadual estão trabalhando servidores públicos municipais, estaduais e sociedade civil. As doações chegam de empresas e pessoas, onde é feita a triagem e separação para enviar para o litoral. Entre as doações estão produtos de limpeza, colchões, água, roupas, calçados e fraldas.

 

A DVZ – Divisão de Vigilância em Zoonoses também está participando com apoio lógico com os carros da unidade e as UVIs da região Norte com os servidores que se voluntariaram.

 

 

Tragédia poderia ter sido evitada?

 

As alterações climáticas contribuem fortemente para que chuvas iguais às que atingiram o litoral Norte, sejam mais frequentes e se nada for feito mais vidas serão perdidas.

 

No litoral, o desastre era anunciado na paisagem, uma vez que fica evidente que as casas de veraneio empurram a população mais carente para a Serra do Mar, um local íngreme, de risco e onde ninguém deveria morar. Assim como em outras cidades em que situações parecidas ocorreram, em que casas são construídas em locais de riscos. A desigualdade social e a falta de investimento em moradias, mata.

 

No governo de Jair Bolsonaro houve uma queda expressiva na verba destinada à prevenção e resposta a desastres naturais. Em seu primeiro ano o investimento foi de 1,2 bilhão de reais, já em 2021 o montante despencou para R$ 1,1 milhão e na previsão orçamentária para 2023 destinou apenas 25 mil reais.

 

No governo estadual a situação não é muito diferente. Entre 2011 e 2022, o governo não investiu nem os valores aprovados pela Alesp para a área de infraestrutura hídrica e combate a enchentes.

 

Enquanto não tiverem políticas adequadas para o combate às enchentes e de respostas à desastres naturais, mais vidas serão perdidas.

 

Lula visitou o litoral Norte após o desastre

 

Na segunda-feira (20), o presidente Luís Inácio Lula da Silva interrompeu sua folga de carnaval na Bahia, para ir ao litoral Norte e se reuniu com as lideranças e autoridades locais.

 

Após a visita o presidente determinou que o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional transfira R$ 7 milhões para a cidade de São Sebastião, que foi a mais atingida pelo temporal.

 

 

Caso queira ajudar as vítimas das chuvas, pode fazer sua doação no Fundo Social

 

O Fundo Social de São Paulo está recebendo alimentos não perecíveis, água mineral e roupas limpas e em bom estado de uso.

 

Onde entregar sua doação: Av. Marechal Mario Guedes, 301 – Jaguaré

Horário: 8 às 17 horas

[voltar]