SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Saúde

25/09/2020 - 17:08

Sindsep realiza reunião histórica com fisioterapeutas da Prefeitura Municipal de São Paulo

Sindsep realizou uma reunião virtual com os fisioterapeutas da Prefeitura de São Paulo, de diversos hospitais como; do Campo Limpo, Tide Setúbal, Pirituba, Alexandre Zaio, Tatuapé, Maternidade Cachoeirinha e Waldomiro de Paula, na noite desta quinta-feira (25).

 

O encontro foi usado para que estes profissionais pudessem relatar os problemas enfrentados em seus locais de trabalho, como o assédio que sofrem; dificuldade hierárquicas, principalmente em unidades onde há trabalhadores de organizações sociais; a falta de autonomia profissional; ausência de locais adequados para repouso, higiene e alimentação dos fisioterapeutas plantonistas nos hospitais.

 

Esta reunião é fruto de encontros anteriores destes profissionais que já debatiam suas demandas e buscavam se organizar. Assim criaram o que chamaram de Núcleo de Fisioterapeutas Servidores Públicos da Prefeitura de São Paulo – Nufisp.

 

Durante o encontro houve consenso de que essa organização deve ser feita no Sindsep, aproveitando a experiência da entidade com outros coletivos de trabalhadores e também como  um meio de formalizar suas pautas e suas representações na relação com a administração municipal, possibilitando ainda buscar a formação e organizar os caminhos de luta.   

    

Os fisioterapeutas, do mesmo modo, no encontro demostraram preocupação em divulgar para os demais profissionais desta área de toda a rede, a criação deste coletivo para que mais trabalhadores participem e fortaleçam essa construção.

Ainda na reunião foi discutido a importância de se atuar coletivamente e da organização nos locais de trabalho, com a eleição de Representas Sindicais de Unidade – RSU, como também a participação de servidores na Cipa e nos conselhos gestores das unidades.

 

O presidente do Sindsep, Sérgio Antiqueira, reforçou no encontro que o sindicato possui diversos coletivos, mas que não podemos nunca esquecer que somos todos uma grande categoria que são os servidores públicos.

 

Marcelo Reina, que foi representante sindical na Maternidade Cachoeirinha e é um dos idealizadores do Nufisp, fala sobre a importância da criação deste núcleo. “De certa forma estamos fazendo história, porque nunca houve dentro do Sindsep uma organização dos fisioterapeutas, na verdade em toda a história do serviço público da prefeitura de São Paulo, como categoria, uma organização classista. De certa forma é histórico essa organização, num momento difícil de ataque aos trabalhadores”.

 

Como encaminhamento, foi tirada uma nova reunião para estabelecer as pautas mais urgentes e apresentá-las na mesa da saúde.

 

[voltar]