SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Saúde

27/10/2020 - 17:25

Sindsep, trabalhadores, conselheiros e usuários realizam abraço simbólico contra o desmonte no AE Ceci

O Sindsep participou nesta terça-feira, 27.10, de um ato em frente ao Ambulatório Emergencial Dr. Alexandre Kalil Yazbeck - AE Ceci, localizado na Zona Sul da capital. O ato foi chamado pelo Conselho Gestor e, além do Sindsep, estiveram presentes trabalhadores e usuários da unidade.

Conforme denúncia realizada pelo Sindsep, o AE Ceci vem sofrendo um verdadeiro desmonte, com tralhas jogadas nos corredores de acesso (removidos antes do ato), problemas estruturais, como o elevador que nunca funciona, mesmo a unidade recebendo diversas pessoas com mobilidade reduzida, até perseguições e remoções de trabalhadores. É um grande descaso da gestão de Bruno Covas com a saúde pública, movimento já conhecido: desmonta para depois entregar aos empresários, terceirizando e privatizando os equipamentos públicos.

Luba Melo, diretora do Sindsep, falou da importância da unidade para a saúde pública na região e na cidade. “O AE Ceci é referência no tratamento de hanseníase, é referência no tratamento de dast/aids, na área de psiquiatria, e a gente sabe que está ocorrendo um grande desmonte.” Luba também conclamou os presentes na palavra de ordem “não somos descartáveis!”

Mirta, do conselho gestor, frisou que os usuários não querem a presença das Organizações Sociais da Saúde (OSS). AO falar do AE Ceci, frisou, “nós não queremos que ele seja privatizado, que ele seja entregue nas mãos de OSS. Nós queremos mais trabalhadores concursados aqui. Porque é através do concurso público que se valoriza o melhor profissional.”

Para Flávia Oliveira, dirigente do Sindsep, lembrou das perseguições e remoções ocorridas no ambulatório. “O recado que temos para dar à coordenadoria é: ninguém aqui vai aceitar assédio, tentativa de remoção de trabalhadores, cooptação de trabalhadores, nem tentar tirar, principalmente, os representantes sindicais. Por que, se hoje a gente tem este ato aqui, se deve a uma organização importante dos trabalhadores em defesa do SUS.”

João Gabriel, vice-presidente do Sindsep, falou do tamanho das Organizações Sociais, mas que a luta pelos serviços públicos aguenta enfrentar. “Não tem jogo perdido enquanto um de nós ainda estiver de pé”, conclamou João. E continuou, “nós temos aqui lutadores na saúde pública, na população, nos trabalhadores, que já enfrentaram uma situação tão grave como foi o PAS. E, hoje, a população de São Paulo se depara com uma situação tão grave quanto. Enfrenta um monopólio, concentrado na mão da SPDM, do Albert Einstein, que são organizações que, sozinhas, possuem orçamentos maiores do que grandes cidades.”

Ao final do evento, todas e todos realizaram um abraço simbólico em defesa da unidade, contra o desmonte e a entrega do AE Ceci às terceirizações e privatizações. O Sindsep se mantém na luta por uma saúde pública, gratuita, de qualidade, com trabalhadores concursados, que exercem suas funções com excelência. Como gritaram os presentes no ato, “o SUS é nosso, ninguém tira da gente! Direito conquistado não se compra e não se vende!”

Confira aqui as fotos da atividade: https://sindsep-sp.org.br/fotos/ato-contra-o-desmonte-do-ae-ceci

Acompanhe a transmissão realizada: https://www.facebook.com/sindsep/videos/350180509575114

 

[voltar]