Saúde do Trabalhador

Revista "Saúde do Trabalhador do Serviço Público Municipal: compreender para transformar" é referência em disciplina Saúde Mental e Trabalho da Universidade Estadual de Maringá

09/02/2022 13:12

A secretaria de Saúde do Trabalhador do Sindsep, em 2016, lançou a revista “Saúde do Trabalhador do Serviço Público Municipal: compreender para transformar”, que apresenta para os servidoras e servidores sobre os adoecimentos no trabalho.

 

Um material que fez e faz muito sucesso pois ajuda não só os servidores, mas todos os trabalhadores e trabalhadores a entender se o seu trabalho está lhe adoecendo, sobre os acidentes de trabalho sofrimento e adoecimento mental, violência no trabalho entre outras situações. Uma revista tão bem elaborada pela secretaria que é referência até mesmo nas universidades. Como podemos ver no depoimento abaixo.

 

Eu utilizo na disciplina Saúde Mental e Trabalho, a cartilha “Saúde do Trabalhador do serviço público municipal: compreender para transformar”, publicada pelo Sindsep. Considero esse material como importante referência para a formação de futuros/as profissionais em psicologia, atentos/as à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O material permite contato com uma linguagem acessível e conteúdos relevantes a partir de quem está envolvido diretamente com a defesa da saúde no trabalho e por meio do trabalho. Isso está demonstrado não somente pela qualidade gráfica e visual do material, mas por seu conteúdo que traz conceitos diretamente relacionados com a vivência a partir do cotidiano laboral, onde devemos construir juntos/as aos /as trabalhadores/as ações protetivas e afirmativas da vida e da dignidade.

Obrigada Sindsep pelos diálogos e parcerias nessa caminhada! Acreditamos em uma universidade de mãos dadas com os/as trabalhadores/as, as entidades e movimentos sociais que priorizam e defendem a saúde dentro e fora do trabalho.

Daniele Duarte, docente no curso de Psicologia na Universidade Estadual de Maringá

 

 

LEIA A REVISTA EM NOSSO SITE:

https://admin.sindsep-sp.org.br/sistema/materiais/522/arquivo/revista-saude-do-trabalhador-baixa.pdf